Sindicato dos Jornalista denuncia ameaças contra Mauro Cezar
Depois de ser processado pelo técnico do Palmeiras Abel Ferreira, o comentarista está sendo vítima de ataque nas redes sociais
atualizado
Compartilhar notícia
A intolerância dos internautas vai muito além da política e atinge também o futebol. Basta ver o que está acontecendo com o comentarista Mauro Cezar Pereira, que, após ser processado pelo técnico Abel Ferreira, vem recebendo ameaças de torcedores do Palmeiras.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) partiu em defesa de Mauro Cezar e emitiu uma nota pública para denunciar as ameaças.
“O SJSP e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiam os ataques que o jornalista Mauro Cezar Pereira vem sofrendo nas redes sociais e por mensagens, após ter o seu número de celular vazado, inclusive com graves ameaças à sua integridade física e de familiares”, disse o SJSP em seu site oficial.
Recorde-se que o jornalista do UOL e do SBT criticou uma declaração dada por Abel Ferreira, em entrevista coletiva, quando, ao analisar a situação de um atleta que foi flagrado bebendo nas vésperas de uma partida, teceu comentários sobre a carência na formação educacional no Brasil. Mauro Cezar classificou a declaração de Abel como algo de “visão do colonizador”.
“Mais uma vez”- acrescenta a nota do Sindicato – “figuras públicas e com grande poder econômico se utilizam da Justiça para intimidar e cercear jornalistas. Não se desconhece o direito de ação que qualquer cidadão que se julgue ofendido possa exercer. Contudo, esse direito deve ser exercido com responsabilidade, levando em consideração a avalanche de casos graves que atravancam o Judiciário e a possibilidade que figuras públicas detêm de rebater às críticas jornalísticas e esclarecer seus pontos de vista pelo amplo acesso que possuem aos microfones da própria imprensa. A liberdade de informação e o direito de crítica estão inscritos na Constituição e fazem parte do regular exercício da liberdade de imprensa”.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.