metropoles.com

“Simplesmente não houve crime”, asseguram os advogados de Neymar

Assessoria do jogador do PSG procurou a coluna Futebol Etc para dar informações sobre o julgamento que será realizado na Espanha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Neymar Jr.
1 de 1 Neymar Jr. - Foto: Reprodução/Instagram

A assessoria do jogador Neymar procurou a coluna Futebol Etc para se pronunciar sobre o julgamento que acontecerá na Espanha, a partir do dia 17 deste mês, onde o atleta responderá a uma acusação na esfera penal de Corrupção entre Particulares, movida pelas empresas DIS e pela FAAP (Federação das Associações de Atletas Profissionais).

Antes desse julgamento, a DIS e a FAAP já entraram com processos pelo Brasil, mas aqui, esse tipo de denúncia/crime não existe. Já foram derrotadas em dois processos, o primeiro em Madri, justamente por falta de jurisdição da lei espanhola neste caso e depois na esfera desportiva na FIFA, no TAS/CAS. Já nas próximas semanas, acontecerá a apelação deste mesmo caso, que praticamente terá o mesmo destino.

Em vídeo, especialistas explicam sobre o que se trata a acusação do Crime de Corrupção entre Particulares. O advogado e Mestre em Direito Penal pela USP, João Gameiro, destaca que no Brasil, o crime de Corrupção Privada ou de Corrupção entre Particulares não existe, portanto, não são considerados crimes no Brasil, já que a acusação se deu a um fato que aconteceu em território nacional em 2013.

“No Brasil, o crime de Corrupção Privada ou de Corrupção entre Particulares, não existe. Essa conduta não é considerada crime no Brasil. Portanto, nem o Neymar Jr. nem os seus familiares, eles nunca poderiam ser processados no Brasil por essa acusação que ocorre na Espanha”, afirma.

O advogado e Professor Doutor da Universidade Autonoma de Madri, Carlos Gómez-Jara Diez, explicou que a lei de ‘Crime entre Particulares’ foi aprovada na Espanha em 2014, um ano após a transferência do atleta Neymar Jr. ao FC Barcelona, e que mesmo assim não consiste em crime, já que a legislação espanhola entende que o crime só é válido nos dois territórios de atuação entre os particulares, ou seja, as empresas privadas envolvidas no caso.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?