Sem usar o TikTok, Brasil perde para a França em número de seguidores
Por força de um contrato de publicidade com o Kwai, plataforma concorrente, a CBF não abastece o conteúdo da Seleção no TikTok
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil perdeu para a França a liderança do ranking digital das seleções que vão disputar a Copa do Mundo do Catar, somando os perfis oficiais nas cinco redes sociais mais utilizadas no futebol, até setembro de 2022 – Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e TikTok. A pesquisa foi feita pelo site Goal.com.
A França tem 31,8 milhões de seguidores (veja o top 5 abaixo) e leva vantagem pelo fato de o Brasil, com 30,5 milhões, não usar o TikTok. A CBF até tem dois perfis oficiais no TikTok, mas não investe nos conteúdos da Seleção Brasileira. A plataforma é usada apenas para a divulgação dos áudios do VAR e outro para seu braço acadêmico.
Por que isso acontece? A questão é que a CBF tem um contrato de publicidade com a também chinesa Kwai, rede social que tem a mesma proposta do TikTok, mas está anos-luz de distância em número de adeptos em território brasileiro.
No Kwai a Seleção Brasileira possui mais de 3 milhões de seguidores. Nenhuma outra seleção de futebol usa essa rede social para divulgar suas equipes.
Um detalhe curioso em relação ao ranking digital das equipes de futebol: recentemente publicamos aqui o levantamento do Ibope-Repuscom feito com os clubes brasileiros – tomando por base as mesmas plataformas usadas no cálculo das seleções – e o Flamengo, líder nacional, aparece com 49,2 milhões de seguidores, muito acima da França, a primeira colocada das seleções.
E o Corinthians, com 30,5 milhões, está empatado com a Seleção Brasileira.
O top 10
- França – 31,8 milhões;
- Brasil – 30,5 milhões;
- Inglaterra – 25,4 milhões;
- México – 25,2 milhões;
- Argentina – 17,0 milhões;
- Portugal – 16,8 milhões;
- Alemanha – 16,1 milhões;
- Espanha – 11,1 milhões;
- Estados Unidos – 7,8 milhões;
- Holanda – 4,4 milhões
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!