Saiba por que o Brasil corre o risco de ser banido das Olimpíadas
Interferência do governo em recursos que são repassados para comitês esportivos já causou esse mesmo problema na Itália
atualizado
Compartilhar notícia
Alguns artigos da Lei Geral do Esporte, sancionada há um mês pelo presidente Lula, dão direito ao governo de interferir diretamente na gestão dos recursos que são repassados para o Comitê Olímpico Brasileiro, o Comitê Paralímpico Brasileiro e o Comitê Brasileiro de Clubes.
Pode parecer uma decisão sensata, levando-se em conta que o poder público precisa, de fato, saber como os recursos são utilizados por essas entidades, mas acontece que surgiu a possibilidade de essa medida causar consequências no âmbito internacional.
Na Itália, em 2021 o governo tentou a mesma medida, mas acabou desistindo da ideia, simplesmente porque o Comitê Olímpico Internacional (COI) ameaçou banir o país dos Jogos Olímpicos e/ou Jogos Paralímpicos.
A ministra do esporte, Ana Moser, entusiasta dessa iniciativa fiscalizadora de recursos, já sabe que o COI também jogará pesado contra o Brasil. Resta saber se o governo federal resistirá à essa pressão externa.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!