metropoles.com

Revoltado com colunista, Santos ameaça boicote ao UOL

Juca Kfouri referiu-se ao Santos como “Ninguém FC” e a diretoria encaminhou nota ao portal de notícias exigindo respeito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
kfouri
1 de 1 kfouri - Foto: null

O colunista Juca Kfouri, do UOL Esportes, após o empate entre Santos e Fluminense, na abertura do Brasileirão, referiu-se ao time paulista como o “Ninguém FC”.

A diretoria do Santos não gostou e enviou uma nota ao portal de notícias, exigindo respeito e ameaçando boicote aos seus profissionais:

“O Santos FC rechaça veementemente o texto publicado neste sábado (9) pelo senhor Juca Kfouri no portal UOL – Fluminense 0 x Ninguém FC 0, e exige um posicionamento formal do portal que abriga essa coluna, com retratação e pedido de desculpas, caso contrário fica determinado que os profissionais do UOL não serão mais atendidos pelo Clube, até que as devidas providências sejam tomadas. O conteúdo é uma total falta de respeito com o Santos FC, que tem seu nome exaltado no Mundo inteiro, e não permitiremos que um texto como esse não tenha consequências.Uma imprensa que se sujeita a fazer isso, não merece ser recebida pelo Santos FC. O Santos FC merece respeito. Andres Rueda, presidente do Santos FC”

Juca Kfouri usou o seu blog para comentar a reação do Santos:

“O presidente do Santos enviou nota de protesto ao UOL por ter lido neste blog a referência a seu time, que não chutou uma bola contra o gol do Fluminense no segundo tempo do jogo de hoje no Maracanã, como Ninguém FC. É direito dele protestar, como é o do jornalista de opinar. Fazer ameaças, e punir quem não tem nada a ver com o que é de responsabilidade apenas e tão somente do blogueiro, fere não apenas a liberdade de imprensa como a democracia”.

Opinião

O Palmeiras parece que “fez escola”. Recorde-se que, um mês atrás, o clube anunciou que não iria mais atender aos profissionais da Rádio Transamérica durante todo o tempo em que a emissora seguisse com Paulo Mossa como comentarista. A ordem foi direta da presidente Leila Pereira. A medida foi tomada após as ofensas pessoais feitas pelo profissional, chamando o técnico Abel Ferreira de “idiota”, “boçal” e “desgraça”.

Sem entrar no mérito das duas discussões, acho que Palmeiras e Santos estão equivocados quando tentam cercear o trabalho jornalístico. O nome disso é censura e fere a Constituição brasileira, no que se refere especificamente à liberdade de imprensa.  O que diz a Constituição: “Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social”.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?