Revoltado com colunista, Santos ameaça boicote ao UOL
Juca Kfouri referiu-se ao Santos como “Ninguém FC” e a diretoria encaminhou nota ao portal de notícias exigindo respeito
atualizado
Compartilhar notícia
O colunista Juca Kfouri, do UOL Esportes, após o empate entre Santos e Fluminense, na abertura do Brasileirão, referiu-se ao time paulista como o “Ninguém FC”.
A diretoria do Santos não gostou e enviou uma nota ao portal de notícias, exigindo respeito e ameaçando boicote aos seus profissionais:
“O Santos FC rechaça veementemente o texto publicado neste sábado (9) pelo senhor Juca Kfouri no portal UOL – Fluminense 0 x Ninguém FC 0, e exige um posicionamento formal do portal que abriga essa coluna, com retratação e pedido de desculpas, caso contrário fica determinado que os profissionais do UOL não serão mais atendidos pelo Clube, até que as devidas providências sejam tomadas. O conteúdo é uma total falta de respeito com o Santos FC, que tem seu nome exaltado no Mundo inteiro, e não permitiremos que um texto como esse não tenha consequências.Uma imprensa que se sujeita a fazer isso, não merece ser recebida pelo Santos FC. O Santos FC merece respeito. Andres Rueda, presidente do Santos FC”
Juca Kfouri usou o seu blog para comentar a reação do Santos:
“O presidente do Santos enviou nota de protesto ao UOL por ter lido neste blog a referência a seu time, que não chutou uma bola contra o gol do Fluminense no segundo tempo do jogo de hoje no Maracanã, como Ninguém FC. É direito dele protestar, como é o do jornalista de opinar. Fazer ameaças, e punir quem não tem nada a ver com o que é de responsabilidade apenas e tão somente do blogueiro, fere não apenas a liberdade de imprensa como a democracia”.
Opinião
O Palmeiras parece que “fez escola”. Recorde-se que, um mês atrás, o clube anunciou que não iria mais atender aos profissionais da Rádio Transamérica durante todo o tempo em que a emissora seguisse com Paulo Mossa como comentarista. A ordem foi direta da presidente Leila Pereira. A medida foi tomada após as ofensas pessoais feitas pelo profissional, chamando o técnico Abel Ferreira de “idiota”, “boçal” e “desgraça”.
Sem entrar no mérito das duas discussões, acho que Palmeiras e Santos estão equivocados quando tentam cercear o trabalho jornalístico. O nome disso é censura e fere a Constituição brasileira, no que se refere especificamente à liberdade de imprensa. O que diz a Constituição: “Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social”.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.