Ranking Mundial: Fifa pontuou a Finalíssima como um “amistoso de luxo”
Os argentinos festejaram a vitória sobre a Itália como uma “conquista mundial”, mas a Fifa não levou muito a sério, não
atualizado
Compartilhar notícia
A Fifa anunciou oficialmente nesta quinta-feira (23/6) o ranking de junho, confirmando o Brasil na liderança, conforme antecipamos aqui na coluna, dia 19/6.
Uma das principais novidades do ranking foi o crescimento da Argentina, que ultrapassou a França e passou a ocupar o terceiro lugar, atrás apenas de Brasil e Bélgica.
Os argentinos, na verdade, poderiam estar na vice-liderança se a Fifa tivesse levado mais a sério a “Finalíssima” contra a Itália (vencida facilmente pelos hermanos). Eles comemoraram como um título, mas, para efeito de pontuação, a Fifa contabilizou como um simples amistoso (coeficiente = 10).
Os argentinos – na falta de coisas melhores para festejar – até hoje tentam tripudiar o Brasil pelo fato de terem conquistado a Copa América no Maracanã. A Copa América, na verdade, é uma competição de porte médio. E aquele torneio do ano passado, disputado sob protesto em plena pandemia, foi atípico.
Merece ser comemorado? Sim. Mas não foi nada tão extraordinário o quanto eles pensam. Assim como a tal “Finalíssima, que foi simplesmente um “amistoso de luxo”.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.