Programa sócio-torcedor dá sinais de recuperação e anima os clubes
O Atlético-MG assumiu a liderança ao atingir os 100 mil associados. Veja aqui quais são os dez primeiros colocados atualmente
atualizado
Compartilhar notícia
Lançado no Brasil na metade da década passada, o programa Sócio-Torcedor transformou-se rapidamente num case de sucesso e passou a contribuir de forma decisiva para aumentar as receitas dos clubes.
Só que o “Torcedômetro”, como o programa passou a ser chamado, sofreu um abalo muito forte durante a pandemia. Os números despencaram, mas, pouco a pouco, está começando a dar sinais de recuperação.
Na última sexta-feira (12/11), o programa “Galo na Veia”, do Atlético-MG, ultrapassou a marca de 100 mil sócios e se isolou como o maior do país. É uma marca significativa, mas está longe de ser a melhor da história. No auge do programa, no primeiro semestre de 2019, por exemplo, o Internacional era o líder com 207 mil adeptos, seguido por São Paulo (161 mil), Grêmio (154 mil), Palmeiras (130 mil) e Corinthians (117 mil).
Houve um momento em que o faturamento anual de todos os participantes chegou perto de meio bilhão de reais. Os clubes perceberam que ter uma boa relação com seus torcedores era uma coisa fundamental para aumentar suas receitas.
Dentre as vantagens oferecidas aos associados, a prioridade na compra de ingressos por meio da internet; distância das filas nas bilheterias; descontos nos mais variados produtos; maior proximidade com os ídolos; e em alguns casos até mesmo participação na vida política dos clubes.
O programa era um sucesso, até ser atingido pela pandemia provocada pela Covid-19. A marca de 100 mil alcançada pelo Atlético-MG tem tudo a ver com a sua extraordinária campanha no Brasileirão, mas todos os outros fatores que citamos acima também fazem a diferença.
As grandes equipes nacionais já enxergaram que o sócio é um produto, entre vários produtos do clube – e que ele precisa ser trabalhado assim. Fundamentalmente, o torcedor também precisa perceber o valor que essa parceria pode proporcionar.
Top-10 na atualidade
1)- Atlético-MG: 100 mil
2)- Internacional: 75 mil
3)- Flamengo: 66 mil
4)- Grêmio: 64 mil
5)- Vasco: 57 mil
6)- Corinthians: 40 mil
7)- Palmeiras: 32 mil
8)- Fluminense: 29 mil
9)- São Paulo: 27 mil
10)- Santos: 24 mil
‘
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.