Portugal, de CR7, está na Copa e nos ensina muito sobre jogo coletivo
A Macedônia do Norte sonhava com outra zebra, mas os portugueses estavam prevenidos para evitar surpresas
atualizado
Compartilhar notícia
Portugal espantou a zebra, mas não foi fácil. O time da Macedônia do Norte foi um rival duro. Portugal ganhou porque encarou o adversário com muito mais respeito do que a Itália, eliminada na semana passada. É difícil e doloroso ver uma Copa do Mundo sem a Itália. Seria igualmente triste se não tivesse também Portugal. Mas a Macedônia do Norte – país de 1,8 milhão de habitantes, com área menor que a do estado de Alagoas – nada tinha ver com isso. Tentou, mas não conseguiu outra zebra.
O que podemos tirar de lição dessa Eliminatória Europeia é que não existe adversário fraco. As pessoas costumam menosprezar, por exemplo, a boa campanha do Brasil no torneio Sul-Americano. Tanto lá, como cá, as dificuldades são imensas.
Outra lição nos foi dada por Cristiano Ronaldo, o astro de Portugal que, antes da partida desta terça-feira (29/3), deixou de lado todo o estrelismo para valorizar a responsabilidade coletiva de toda equipe portuguesa.
Dentro de campo, foi solidário e deu a assistência para Bruno Fernandes fazer o primeiro gol, num lance em que poderia, ele próprio, finalizar. Foi um líder, porque ele é um líder.
Eu sei que é difícil Neymar assimilar esse tipo de ensinamento, mas o recado parece ter sido dado pra jogadores como ele.
Daqui até novembro, quando começa a Copa do Mundo, talvez dê tempo de Neymar amadurecer um pouquinho mais.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.