Pesquisa mostra que 71% acreditam no hexa do Brasil
Estudo comprova que a Copa carrega memória afetiva, e, neste momento, funciona quase como “um respiro em meio ao caos”
atualizado
Compartilhar notícia
Uma pesquisa realizada pela Instituto Apoema, com sede em São Paulo, entrevistou torcedores fanáticos por futebol e pela Copa do Mundo, e concluiu que 71% deles acreditam que o Brasil tem chance de conquistar o hexa no Catar.
De acordo com a pesquisa, 55% dos torcedores apaixonados nunca foram ao estádio, mas sonham em acompanhar uma Copa do Mundo. O levantamento mostra ainda que, apesar de muitas vezes a torcida não sair de casa, os brasileiros são dedicados: estudam, analisam, discutem, conversam e sonham acerca da Seleção Brasileira.
Hoje, 62% dos torcedores apaixonados pela equipe do Brasil e Copa do Mundo dizem que acompanham e sempre vão acompanhar o time.
A torcida pela Seleção também impacta diretamente os comportamentos de consumo: os jogos movimentam a venda de cervejas e eletrodomésticos, por exemplo, já que a festa está intimamente ligada às confraternizações em família. Em 2022, 24% dos torcedores pretendem comprar uma nova TV para assistir às partidas com mais qualidade.
Outro aspecto da pesquisa mostra a íntima relação da Copa com o ambiente residencial — 91% dos brasileiros curtem assistir aos jogos no conforto do próprio lar e 29% organizam a casa para deixá-la mais confortável para o evento. Até porque, nesse sentido, 42% dos entrevistados dizem que a relação com o futebol começou a ser construída a partir das vivências com seus familiares e 32% dizem que, no período de Copa do Mundo, gostam de se reunir e torcer com as família e os amigos.
“O evento carrega memória afetiva, tanto para quem já assistiu a vitórias e conquistas quanto para quem só ouviu falar, mas sonha em vivenciar. É um respiro em meio ao caos”, explica a fundadora e head de conteúdo da Apoema, Julia Ades.
A organização do trabalho também é impactada pela Copa do Mundo. É comum deixar os escritórios mais cedo para assistir aos jogos e, segundo o estudo, 30% dos torcedores gostam do evento por conta disto: a quebra da rotina.
Com a Copa do Mundo, o torcedor se dá permissão para descansar emocionalmente daquilo que o angustia. Nesse período, muitos experienciam uma espécie de “pausa” de aspectos que causam sofrimento, preocupação e desesperança. Os entrevistados afirmaram que o evento é uma oportunidade de se levar menos a sério e abrir espaço emocional para o lúdico se manifestar.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!