Pekerman é acusado de convocar atletas “por dinheiro” na Venezuela
José Néstor Pekerman já dirigiu a seleção principal da Argentina e foi tricampeão mundial sub 20. Ele e o auxiliar foram demitidos
atualizado
Compartilhar notícia
A imprensa venezuelana acusa o argentino José Néstor Pekerman e o seu representante (e auxiliar técnico) Pascual Lezcano de procedimentos ilícitos no comando da seleção daquele país.
De acordo com as suspeitas veiculadas pela mídia. Pekerman e Pascual estariam recebendo dinheiro para convocar e escalar jogadores. Os dois profissionais, que acabaram de rescindir seus respectivos contratos com a Federação, afirmam que a saída se deve única e exclusivamente ao descumprimento salarial.
Pekerman, de 73 anos, assumiu o comando da “Vinotinto” em novembro de 2021 com a promessa de liderar uma reestruturação do futebol no único país da América do Sul que nunca se classificou para a Copa do Mundo. Lezcano, seu agente, ocupou o cargo de dirigente de seleções nacionais.
“Para a FVF é fundamental que todos os que compõem a nossa equipe de trabalho partilhem os mais elevados padrões de empenho e entrega. Vamos continuar a trabalhar para que estas normas sejam cumpridas, dando o nosso melhor pelo nosso desporto, com profissionalismo, seriedade e rigor”, diz uma nota da entidade, sem citar formalmente as acusações de ilicitudes.
Para a mídia da Argentina, o descumprimento dos pagamentos e das condições de trabalho exigidas por Pekerman foram o estopim para a pausa, que levou ao pedido de demissão do técnico.
No entanto, relatos na Venezuela indicam que a causa da ruptura teria sido “irregularidades” na gestão de Lezcano, que teriam sido detectadas em auditoria.
Pekerman liderou a seleção venezuelana nas quatro últimas rodadas da eliminatória sul-americana, em que a equipe somou apenas 10 dos 54 pontos possíveis e fechou na última posição.
Currículo
José Néstor Pekerman foi técnico da Seleção Argentina, cargo que assumiu no ano de 2004 após a renúncia de Marcelo Bielsa. Nos anos anteriores se destacou treinando as seleções juvenis da Argentina, conseguindo três campeonatos mundiais na categoria sub-20.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!