metropoles.com

Os perigos da grama sintética para os jogadores de futebol

A grave contusão do lateral Mayke, do Palmeiras, reabre a discussão sobre o assunto que preocupa atletas do mundo inteiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução TV
mayke
1 de 1 mayke - Foto: Reprodução TV

No clássico deste domingo (13/3) em que o Palmeiras derrotou o Santos no Allianz Parque, uma imagem forte flagrada pelas câmeras do canal TNT Sports (foto acima) mostra o momento da contusão do atleta Mayke.

O lateral do Palmeiras prendeu o pé na grama sintética e teve uma torção grave no tornozelo. Isso chama a atenção para os riscos que os jogadores correm nesse tipo de terreno.

No sábado (12/3), o Flamengo inaugurou a grama “híbrida” do Maracanã (uma parte natural, outra sintética) e goleou o Bangu por 6 x 0. Não houve incidentes, felizmente, mas muitos especialistas chamam a atenção para os perigos que os atletas estão correndo.

A contusão de Mayke do Palmeiras só reacende uma polêmica que existe no mundo inteiro. Em 2021, por exemplo, a seleção da Inglaterra ameaçou não entrar em campo para um jogo no Estádio Nacional de Andorra, que tem gramado sintético.

O que os especialistas dizem é que a maioria dos jogadores não está acostumada com esse tipo de piso. Se você pega um atleta que sempre treina na grama sintética, ele terá menos problemas. Mas quem não joga com frequência acaba sentindo. É uma questão de costume.

Alguns citam  o exemplo dos tenistas. O atleta que aprende a jogar no saibro (terra e argila) se acostuma a dar uma escorregada para rebater uma bola. Quando ele vai para a quadra dura, sintética, faz o mesmo movimento, é automático, e acaba prendendo a perna, machucando o joelho.

Ainda sobre o piso híbrido do Maracanã, é preciso esclarecer que o percentual de grama artificial é de apenas 10%, o que, segundo os administradores do estádio, é capaz de aguentar o peso de 70 partidas ao longo da temporada.

Pelo visto, ninguém parece preocupado com os tornozelos e joelhos dos jogadores.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?