metropoles.com

Os danos que a Outsider (e também o Flamengo) serão obrigados a pagar

Quem se sentir prejudicado pode recorrer ao Código de Defesa do Consumidor, e os fornecedores respondem pelos danos de forma solidária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Buda Mendes/Getty Images
gettyimages-1434843855-612×612
1 de 1 gettyimages-1434843855-612×612 - Foto: Buda Mendes/Getty Images

Todos esses transtornos causados aos torcedores do Flamengo que compraram pacotes e enfrentam dificuldades para viajar ao Equador e assistir à final da Libertadores, neste sábado (29/10), poderão causar um grande prejuízo a agencia Outsider Tour e também ao Clube de Regatas do Flamengo.

A coluna Futebol Etc consultou o advogado Gabriel de Britto Silva, especializado em direito do consumidor, do escritório RBLR Advogados, e ouviu as seguintes explicações:

“Conforme disciplina o Código de Defesa do Consumidor, os fornecedores respondem pelos danos do consumidor de forma solidária e independentemente de culpa, artigos 7º, parágrafo único e 25, parágrafo 1°, ou seja, respondem solidariamente pelos danos ao consumidor todos os fornecedores integrantes da cadeia de consumo”, disse o especialista.

Nesse caso, eles  respondem pelos danos causados aos torcedores do Flamengo, tanto a agência Outsider Tours, como o próprio Flamengo, considerando que a referida agência foi anunciada, não só como a sua nova patrocinadora e apoiadora dos canais digitais, mas também como a nova agência de turismo oficial do clube.

Ao eleger a Outsider como sua agência de turismo oficial, o Flamengo responde, independentemente de culpa, pelo fato de gerar no torcedor a expectativa de que ela seria confiável e que realizaria os seus serviços sem vícios. Ou seja, há essa chancela pelo clube quanto à idoneidade da agência. E, ao firmar parceria, resta concretizado o vínculo jurídico entres as partes.

Os consumidores que não conseguiram embarcar têm direito à restituição integral do preço pago pelo pacote de turismo, bem como à reparação dos danos materiais relativos a todos os custos que tiveram, além do valor do pacote, como exemplo, o valor dos ingressos da final, alimentação, transporte, entre outros.

Todos os valores, todos os gastos previstos, deverão ser restituídos com juros e correção monetária. Do mesmo modo, todos os torcedores têm direito à compensação por danos morais.

“Para causas de até 20 salários mínimos, é possível que o consumidor procure o Juizado Especial Cível mais próximo da sua residência para ingressar com a ação, não sendo necessário se fazer representar por advogado, nem pagar custas judiciais, sendo, nestes casos, atendidos pelos próprios funcionários do núcleo de primeiro atendimento de cada Juizado”, complementa o advogado Gabriel de Britto Silva.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?