O que pensam os técnicos portugueses que “descobriram” o Brasil
Jorge Jesus, Vítor Pereira, Luis Castro e Abel Ferreira, cada um à sua maneira, dizem o que pensam do nosso futebol
atualizado
Compartilhar notícia
Agora que começou a Champions League, é comum a gente ouvir comentários na mídia que tentam comparar o futebol da Europa com o do Brasil. Mais comum ainda é comentarista esportivo se referindo ao jogo dos gringos como “outro esporte”, como se aqui no Brasil só tivesse um bando de perna-de-pau.
Por isso, é interessante ouvir a opinião de quatro profissionais portugueses que passaram a conhecer de perto o nosso futebol e agora têm impressões e conceitos diferentes em relação ao jogo praticado em nossas terras.
O técnico Jorge Jesus, o cara que ganhou quase tudo com o Flamengo em 2019, foi quem puxou o assunto, Recentemente, já instalado na Turquia como treinador do Fenerbahçe, o mister falou:
“Vim de um futebol com muitos jornalistas, vim do futebol mais evoluído do mundo. Campeões mundiais cinco vezes, os melhores jogadores do mundo… Se o Campeonato Brasileiro passasse aqui como o Inglês iam ver qual é realmente a competição mais forte do mundo”.
Isso provocou a reação imediata do seu compatriota Vítor Pereira, comandante do Corinthians, que emendou:
“Quando eu vi o Jorge Jesus dizer que o Campeonato Brasileiro era o mais difícil do mundo eu não acreditava. Eu ri, achei que ele devia estar brincando. Nunca tinha visto para estudar, achava lento, mas é algo que nunca vi na minha vida. Aqui não fui nem de longe o treinador que já fui”.
Já o botafoguense Luis Castro, embora tenha ressalvas, não escondeu também o quanto está surpreso com o que que está enfrentando em nosso país:
“Sinceramente, eu não estava preparado para o futebol brasileiro, acompanhava muito pouco o futebol daqui, assistia no sentido de descobrir jogadores. De fato há muita qualidade no futebol do Brasil, mas do ponto de vista tático não há nada de especial. A maioria dos jogos são lentos, sem intensidade, e muitas vezes o jogo se torna completamente descontrolado em função das torcidas”, disse Castro.
Por fim, o palmeirense Abel Ferreira, bicampeão da Copa Libertadores da América, aproveitou para dar uma alfinetada na mídia:
“Eu, antes de chegar ao Brasil, liguei para um treinador português que aqui já estava e ele me disse ‘anda, porque é desafiador’. A imprensa aqui emprega e desemprega os treinadores. Aceitei o desafio… O grande problema dos clubes é a instabilidade emocional, internamente falando… E vocês da imprensa sabem mais do que eu. Vocês conseguem influenciar a massa”, concluiu.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!