metropoles.com

O que pensam os técnicos portugueses que “descobriram” o Brasil

Jorge Jesus, Vítor Pereira, Luis Castro e Abel Ferreira, cada um à sua maneira, dizem o que pensam do nosso futebol

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Montagem
4
1 de 1 4 - Foto: Reprodução/Montagem

Agora que começou a Champions League, é comum a gente ouvir comentários na mídia que tentam comparar o futebol da Europa com o do Brasil. Mais comum ainda é comentarista esportivo se referindo ao jogo dos gringos como “outro esporte”, como se aqui no Brasil só tivesse um bando de perna-de-pau.

Por isso, é interessante ouvir a opinião de quatro profissionais portugueses que passaram a conhecer de perto o nosso futebol e agora têm impressões e conceitos diferentes em relação ao jogo praticado em nossas terras.

O técnico Jorge Jesus, o cara que ganhou quase tudo com o Flamengo em 2019, foi quem puxou o assunto, Recentemente, já instalado na Turquia como treinador do  Fenerbahçe, o mister falou:

“Vim de um futebol com muitos jornalistas, vim do futebol mais evoluído do mundo. Campeões mundiais cinco vezes, os melhores jogadores do mundo… Se o Campeonato Brasileiro passasse aqui como o Inglês iam ver qual é realmente a competição mais forte do mundo”.

Isso provocou a reação imediata do seu compatriota Vítor Pereira, comandante do Corinthians, que emendou:

“Quando eu vi o Jorge Jesus dizer que o Campeonato Brasileiro era o mais difícil do mundo eu não acreditava. Eu ri, achei que ele devia estar brincando. Nunca tinha visto para estudar, achava lento, mas é algo que nunca vi na minha vida. Aqui não fui nem de longe o treinador que já fui”.

Já o botafoguense Luis Castro, embora tenha ressalvas, não escondeu também o quanto está surpreso com o que que está enfrentando em nosso país:

“Sinceramente, eu não estava preparado para o futebol brasileiro, acompanhava muito pouco o futebol daqui, assistia no sentido de descobrir jogadores. De fato há muita qualidade no futebol do Brasil, mas do ponto de vista tático não há nada de especial. A maioria dos jogos são lentos, sem intensidade, e muitas vezes o jogo se torna completamente descontrolado em função das torcidas”, disse Castro.

Por fim, o palmeirense Abel Ferreira, bicampeão da Copa Libertadores da América, aproveitou para dar uma alfinetada na mídia:

“Eu, antes de chegar ao Brasil, liguei para um treinador português que aqui já estava e ele me disse ‘anda, porque é desafiador’. A imprensa aqui emprega e desemprega os treinadores. Aceitei o desafio… O grande problema dos clubes é a instabilidade emocional, internamente falando… E vocês da imprensa sabem mais do que eu. Vocês conseguem influenciar a massa”, concluiu.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?