O Mengão vacilou e nenhum sul-americano chegará mais à final do Mundial
A disputa pelo 3º lugar será a última chance de chegar mais perto do pódio. A partir do próximo torneio, nem com reza braba
atualizado
Compartilhar notícia
O Flamengo, que neste sábado (11/2) disputará o terceiro lugar do Mundial de Clubes, perdeu talvez a última chance de um time sul-americano chegar à final dessa competição.
Isso porque o Mundial mudará completamente de formato, a partir de sua próxima edição, em 2025. A Fifa já aprovou uma proposta para que o torneio passe a ter 32 clubes, o que dificultará ainda mais para equipes não-europeias.
Recorde-se que o último time sul-americano campeão foi o Corinthians, em 2012 (vitória de 1 x 0 sobre o Chelsea, na final). De lá para cá, só deu europeu. Desde o ano 2000, essa foi a sexta vez que um sul-americano deu vexame nas quartas.
Com 32 times, sendo 12 europeus, Flamengo, Palmeiras, Boca, River – esses que são considerados “gigantes” no nosso continente – precisarão enfrentar gigantes de verdade (no caso os europeus) pelo menos três ou quatro vezes, antes de alcançar uma finalíssima.
“A nova Copa do Mundo de Clubes da Fifa vai ser uma competição que toda pessoa, toda criança, qualquer um que ame o futebol está esperando. Essa é a primeira e verdadeira Copa do Mundo de Clubes. Os melhores times vão jogar, então teremos os melhores jogadores. Vão jogar pela primeira vez para realmente coroar o campeão do mundo”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino, ao anunciar o novo formato.
Resumindo toda essa história: o Flamengo agora deve encarar essa disputa pelo terceiro lugar como a última oportunidade para chegar mais perto do pódio. A partir do próximo Mundial, nem com reza braba os sul-americanos conseguirão ir tão longe.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!