metropoles.com

O medo briga com o desejo de Tite em rejuvenescer a Seleção Brasileira

Nunca poderemos falar em renovação se a lista de convocados não incluir, obrigatoriamente, Vinícius Júnior e Rodrygo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
Neyma e tite durante Argentina x Brasil, válido pela final da Copa América 2021 no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro 14
1 de 1 Neyma e tite durante Argentina x Brasil, válido pela final da Copa América 2021 no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro 14 - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

Quando o Brasil ganhou este ano em Tóquio a sua segunda medalha Olímpica, o técnico Tite, de repente, foi acometido por um desejo de rejuvenescer a Seleção Brasileira. Há tempos ele pensa nisso, mas cadê coragem para colocar em prática um bom plano de renovação?

A conquista olímpica foi um empurrão no nosso treinador. Ele viu que estava na hora mexer um pouco no grupo. E, logo de cara, teve a sorte de “descobrir” Raphinha, um ilustre desconhecido que estava jogando bem no Leeds United, de Marcelo Bielsa. Dos jovens medalhistas de ouro, ele chamou o lateral esquerdo Arana e o atacante Antony. São dois talentos, sem dúvida.

Mas Tite cometeu um ato falho quando pensou em aproveitar os campeões de Tóquio: incluiu o quarentão Daniel Alves, que, embora seja indiscutivelmente um bom lateral, já deu o que tinha de dar. Seu tempo passou.

A Seleção Brasileira de hoje não tem problemas de goleiros. Alisson, Ederson e Weverton são top de linha. E ainda tem outro nome para qualquer eventualidade, o também medalhista Santos, do Athletico-PR.

Tite tem problemas nas laterais. No fundo, ele não confia plenamente em Danilo e Alex Sandro, a preço de hoje, os titulares. Ele gostaria de ter jogadores indiscutíveis para estas posições, como tem para o meio da zaga, como Marquinhos, Militão e Lucas Veríssimo.

No meio de campo, o único nome certo é o de Casemiro. O técnico já testou meia dúzia de companheiros para o jogador do Real Madrid (Fred, Gerson, Fabinho, Edenilson, Douglas e até Paquetá mais recuado) e nenhum convenceu.

Sentimos muita falta de um meia de armação com potencial para causar medo nos adversários. Não diria que precisamos de “um 10” porque, como sabemos, o dono da camisa 10 é Neymar, o único fora-de-série de toda essa geração. Mas precisaríamos de alguém como Rivaldo, Gerson, Rivelino, Alex, Dirceu Lopes… Aí já seria sonhar demais.

No ataque é que está o maior quebra-cabeça para o nosso treinador, que procura desesperadamente um craque para dialogar com Neymar. A regra é clara: craque só se conecta com craque.

Será que Raphinha vai emplacar? Estamos todos apostando nessa possibilidade. Mas o certo é que cansamos de Firmino e Gabriel Jesus. Nem Richarlisson é um nome que desperte entusiasmo. Tampouco Gabigol. 

Por isso mesmo, nas últimas 48 horas o técnico da Seleção Brasileira vem sendo bombardeado pela mídia internacional pelo fato de ter esnobado Vinícius Jr., o o craque do Real Madrid e do campeonato espanhol.

Não podemos falar em rejuvenescimento de uma Seleção Brasileira se a lista de convocados não incluir, obrigatoriamente, Vinícius e Rodrygo. Entendeu, Tite?

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?