O goleirão Thiago Rodrigues foi um gigante na terra dos gigantes
De volta à Série A, isso pode ser inspirador para o Vasco, que busca a reconquista de sua grandeza no futebol brasileiro
atualizado
Compartilhar notícia
Se teve um gigante no time do Vasco nessa classificação diante do Ituano, o nome dele é Thiago Rodrigues, o goleiro que fez pelo menos dois milagres para segurar o resultado.
Ele é conhecido como o Batman da Colina, pelo fato de utilizar um protetor facial preto no rosto durante as partidas. A máscara é do que uma recomendação médica, utilizada pelo goleiro após um choque que sofreu, quando ainda jogava pelo CSA, em 2021, diante do Ceará, pela Copa do Brasil.
Pois nessa batalha de Itu, Thiago Rodrigues foi um grandioso. O Vasco teve a felicidade de marcar aos 2 minutos e ainda ficou com um jogador a mais. O time de Jorginho resolveu seguir o conselho de Romário, que, antes da partida, sentenciou: ”Tem que passar por cima do Ituano”.
Foi o que ele fez. E por isso está de volta à Série A, depois de superar essa enorme batalha, exatamente na terra que é conhecida no Brasil inteiro como o lugar onde tudo é grande, muito grande.
O ano de 2022 foi duro, difícil, mas isso pode ser inspirador para o Vasco, que busca a reconquista de sua grandeza no futebol brasileiro.
A fama de “grandeza”
Foi quase por acaso que Itu ganhou a fama de ter tudo grande. Começou no banco da praça do programa humorístico a “Praça da Alegria”, exibido nos anos 1960 na extinta TV Tupi.
O ator Francisco Flaviano de Almeida interpretava o personagem Simplício, um caipira do interior, e, contracenando com Manoel Nóbrega, apresentador do programa, costumava pedir que a esposa explicasse ao público o tamanho dos objetos que existiam em sua terra, no caso Itu, e havia sempre os exageros.
“Conta pra eles, Ofélia, o tamanho da mandioca lá de Itu”, dizia Simplício.
A partir daí, o humorista passou a usar o nome de sua cidade natal em todos os quadros, atribuindo a Itu a fama de que tudo na terra era grande.
A fama serviu até de enredo para o filme “O Bem Dotado – O Homem de Itu”, pornochanchada estrelada pelo ator Nuno Leal Maia, em 1979.
Hoje, a fama de “grandeza” de Itu virou uma atração turística e passou a ser importante para a economia do município paulista.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!