O futebol cearense pede passagem entre os grandes centros
A conquista do Ceará sobre o Sport Recife é a quinta Copa do Nordeste dos times do Estado, de 2014 para cá
atualizado
Compartilhar notícia
Já houve um tempo em que o futebol brasileiro se resumia praticamente ao Rio de Janeiro e São Paulo. Depois surgiram grandes potências em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, expandindo os horizontes do torcedor.
Mais recentemente, o Paraná – por méritos sobretudo do Athletico – também conseguiu incluir-se nessa “elite”. E agora chegou a vez do estado do Ceará.
Nessa quarta-feira (3/5), o Ceará conquistou a Copa do Nordeste, numa disputa acirradíssima com o Sport (0 x 1 no segundo jogo e vitória nos pênaltis). Destaque-se que, de 2014 pra cá o futebol cearense ganhou cinco vezes a Copa do Nordeste e uma Série B.
Outro dia eu vi uma declaração do jornalista André Rizek no SporTV e agora preciso concordar com ela. Ele disse que “o Fortaleza ficou maior do que o futebol regional”.
É possível que sim. O Fortaleza, que já chegou à Libertadores, agora se impõe na Copa Sul-Americana. O lado bom disso tudo é que pode servir de estímulo para Pernambuco e Bahia, dois outros grandes centros que podem crescer. E muito.
Sobre a Copa do Nordeste
Conhecida também como a Lampions League, a Copa do Nordeste segue firme e forte, com cada vez mais torcedores e admiradores. Ela é uma prova do quanto o futebol é importante para a cultura e a identidade da região Nordeste do Brasil, e é uma celebração do amor pelo esporte e pela rivalidade saudável entre os clubes da região.
No entanto, a Copa do Nordeste também enfrenta desafios. Um deles é a falta de valorização por parte da CBF, que muitas vezes coloca a competição em segundo plano em relação a outras competições nacionais. Além disso, a Copa do Nordeste ainda sofre com a desigualdade financeira entre os clubes participantes, o que pode prejudicar a competitividade do torneio.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!