No vestiário do Juventude: “O homem que dá dinheiro pra nós tá aqui”
O esquema de manipulação amplia cada vez mais os seus “tentáculos”, transformando-se num escárnio ao futebol
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério Público de Goiás descobriu que, antes do jogo Juventude x Atlético-GO, pela Série A, em 16 de outubro do ano passado, o zagueiro Paulo Miranda e o meio-campista Gabriel Tota participaram de uma chamada de vídeo de dentro do vestiário do Juventude para conversar com o responsável pelo esquema de manipulação de resultados.
Também há prints, entre as 113 páginas, das conversas por aplicativos de mensagens entre Paulo e Tota, então no Juventude, e Bruno López, apontado como líder do esquema.
“Tota, ele foi até lá no vídeo lá, e mano, mostrou o Paulo Miranda, falou: ‘Paulo Miranda, oh aí ó’, Paulo Miranda eu conheço também, falou ‘oh, o homem que dá dinheiro pra nós tá aqui’. Os cara deu risada e tal […] mano, no vestiário, os cara maluco, o vestiário no vídeo”, comentou Bruno López.
Prints apontam ainda que o atleta Vitor Mendes, pertencente ao Atlético-MG, na época emprestado ao Juventude, também teria recebido uma quantia financeira para levar um cartão amarelo no jogo entre Juventude e Fortaleza, pela 27ª rodada do Brasileirão. Atualmente ele está emprestado ao Fluminense, que já tomou a providência de dispensá-lo.
É um escárnio! Não pode haver outra definição. Nesta terça-feira (9/5), o Metrópoles já mostrou a indecorosa conversa de um zagueiro do Santos com um manipulador, mas as denúncias do Ministério Público parecem não ter fim.
Escárnio é um termo que descreve uma forma de zombaria, ridículo ou desprezo expresso em relação a alguém ou algo. É uma maneira de menosprezar e ridicularizar o próprio futebol brasileiro.
O zagueiro Paulo Miranda, um dos acusados, de 34 anos, já jogou no Palmeiras, São Paulo, Grêmio e Red Bull Salzburg, da Áustria (foto em destaque). Não é nenhum ingênuo para permitir esse tipo de manipulação.
Posição dos clubes
O Juventude, ao tomar conhecimento das denúncias do Ministério Público de Goiás, divulgou a seguinte nota em suas redes:
“O Esporte Clube Juventude, em respeito à sua história, aos seus associados, atletas, funcionários e milhares de torcedores, vem a público reiterar o seu compromisso ético e a sua absoluta intransigência em relação a qualquer comportamento que fira a lisura e a transparência que devem nortear a prática e as competições esportivas em todos os níveis. Em quaisquer circunstâncias, repudiamos veementemente qualquer tentativa ou atos que visem manipular resultados no esporte”.
Da mesma forma, o Fluminense também se manifestou, confirmando o afastamento do atleta Vitor Mendes, que inclusive estava relacionado para enfrentar o Cruzeiro, nesta quarta-feira (10/5).
“O Fluminense FC informa que o atleta Vitor Mendes está afastado preventivamente das atividades do clube”, publicou o clube.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!