Netflix vê a Globo ter prejuízo na Copa e perde interesse por futebol
O recado que foi dado ao mercado não deixa dúvidas: “Não somos antiesportivos, mas apenas a favor do lucro”
atualizado
Compartilhar notícia
Ao contrário de suas concorrentes Apple, Amazon e Disney, a Netflix parece ter perdido o encanto por transmissões esportivas. A julgar pela declaração de Ted Sarandos, co-CEO e diretor de conteúdo da empresa, o interesse praticamente deixou de existir.
“Não vimos um caminho lucrativo para nos associarmos com o esporte. Não somos antiesportivos, mas apenas a favor do lucro”, disse Ted Sarandos de forma bastante explícita.
A Netflix manterá sua estratégia, sem a necessidade de comprar direitos esportivos porque a empresa já construiu um modelo de negócios lucrativo.
Embora uma coisa aparentemente nada tenha a ver com a outra, o fato é que a notícia de que a Rede Globo não obteve lucro na transmissão da Copa do Catar pode ter influenciado na decisão da Netflix de não apostar nesse segmento.
Mesmo com exclusividade para exibir e comercializar a Copa do Mundo do Catar na TV aberta, a Globo teve prejuízo na operação. O comercial chegou a festejar quando o faturamento superou a casa R$ 1 bilhão, mas as despesas tem sido superiores às receitas.
A cúpula da Globo celebra os bons índices de audiência, especialmente nos jogos da Seleção Brasileira, mas isso não muda o resultado final.
No jogo Brasil x Croácia, a audiência no Rio chegou a 52 pontos (80% de participação), e em São Paulo 53 pontos (78% de participação). Foi a maior audiência de uma partida de futebol em quatro anos, desde a Copa da Rússia em 2018.
Mas nada disso é suficiente para a comover o pessoal da Netflix, que mostrou todo o seu pragmatismo ao mandar essa mensagem para o mercado: “Não somos antiesportivos, mas apenas a favor do lucro”.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!