metropoles.com

Na Série D, a novidade é uma bola verde que ninguém vê

Na CBF, ao que parece, ninguém estaria preocupado com a visibilidade dos atletas e até das transmissões da TV

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
bola
1 de 1 bola - Foto: Reprodução

A CBF anunciou mudanças na Série D do Campeonato Brasileiro, com  aumento de R$ 8,5 milhões no orçamento da competição e com um volume de premiações que atinge a casa dos R$ 60 milhões.

Mas, apesar desse esforço da entidade para tentar agradar aos 64 participantes, logo na primeira rodada chamou a atenção um detalhe no mínimo inconveniente: os jogos foram disputados com uma bola da cor verde, que dificulta a visibilidade não apenas nas transmissões pela TV, como dos próprios jogadores dentro de campo.

A CBF  fechou parceria com a Uhlsport, empresa alemã fornecedora da Ligue 1, a Primeira Divisão do Campeonato Francês, e o modelo Elysia Pro Training 2.0 passou a ser adotado aqui no Brasil, em substituição à marca Topper, usada até o ano passado na quarta divisão.

Possivelmente não devem existir dúvidas sobre o padrão de qualidade da bola fornecida por essa empresa européia, mas seria o caso de perguntar quem foi o responsável no Departamento Técnico da CBF por escolher e referendar exatamente essa cor?

Talvez alguém que torça pelo Palmeiras. Ou pelo Goiás, quem sabe? Ora, se todos os gramados do Brasil e do mundo são verdes, por que razão alguém daria preferência a essa cor?

Vale relembrar aqui a bola Telstar, da Adidas, usada na Copa do Mundo de 1970, no México. Foi a primeira bola personalizada utilizada em um mundial: branca, com gomos pretos; simples e bela. Até hoje os torcedores se lembram dela.

A evolução das bolas nas Copas do Mundo

O preto e branco permitiam que a bola tivesse mais visibilidade, não apenas para os atletas e torcedores, mas também para as transmissões de TV.

Foi exatamente essa sensibilidade que faltou aos homens da CBF.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?