Na Série B, o Cruzeiro é um foguete sem marcha ré
Time mineiro tem 99% de chance de classificação e mira o recorde do Corinthians para fazer a melhor campanha da história
atualizado
Compartilhar notícia
Ao derrotar o Bahia no último sábado (23/7), o Cruzeiro consolidou a sua liderança na Série B, com 45 pontos (9 a mais que o Grêmio, o segundo colocado) e conseguiu manter 100% de aproveitamento como mandante no Mineirão. Matematicamente, suas chances de classificação chegam a 99%
É um desempenho tão avassalador que muitos acreditam que a Raposa pode concluir a temporada com a melhor campanha da história da Série B, ainda em poder do Corinthians, que, em 2008, acumulou 85 pontos ao longo do torneio.
A matemática é simples: faltam 18 rodadas para terminar a Série B e se o Cruzeiro mantiver o aproveitamento de 75%, poderá somar pelo menos mais 40 pontos, igualando-se ao recorde do Timão.
O Brasileirão Série B começou a ser disputado no formato de pontos corridos em 2006, quando o Atlético-MG terminou com o título. A mudança dificultou os chamados tapetões, quando times grandes se aproveitavam de regulamentos confusos para não serem rebaixados ou para subirem de divisão.
Apenas três equipes nunca foram rebaixadas para a Série B: Santos, Flamengo e São Paulo. O Fluminense nunca foi rebaixado por pontos corridos, mas caiu no formato anterior. Todos os outros grandes clubes passaram pela segunda divisão. Nem todos tiveram vida fácil, já que a competição é uma das mais disputadas.
Palmeiras (duas vezes), Botafogo (duas vezes), Vasco, Grêmio, Corinthians e Atlético-MG estão entre os grandes que já foram campeões. Cruzeiro e Internacional passaram pela Série B, mas não ficaram com a taça.
As melhores campanhas da Série B
- 2008 – Corinthians – 85 pontos
- 2011 – Portuguesa – 81 pontos
- 2013 – Palmeiras – 79 pontos
- 2012 – Goiás – 78 pontos
- 2009 – Vasco – 76 pontos
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!