Mau perdedor, Palmeiras ressuscita o famoso “esqueçam o Paulistinha”
Em 2018, depois de perder o título para o Corinthians, o então presidente Maurício Galiotte pediu para a torcida esquecer o Paulistinha
atualizado
Compartilhar notícia
“A regra diz que precisa ser escandalosa, clara, como foi o pênalti do Gomez. E aí o VAR estava a comer pipoca, não viu e foi comer pipoca. Sequer chamou o árbitro. Faça o que fizer, este Paulista já está inquinado (manchado)”.
O desabafo do técnico Abel Ferreira não apenas tenta tirar o brilho da vitória do Tricolor, como também aponta para um certo menosprezo ao Campeonato Paulista.
“O Paulista está inquinado”, disse Abel, usando uma expressão pouco conhecida do público em geral. Inquinado significa, segundo o dicionário da língua portuguesa, “um ato jurídico poluído de vício que o invalida”.
No fundo, a reação indignada de Abel Ferreira reforçou uma tese antiga de que o Palmeiras é um mau perdedor. Fez lembrar o episódio da final do Paulistão de 2018, entre Palmeiras e Corinthians, quando o então presidente Maurício Galiotte, revoltado com a arbitragem, soltou esta:
“Um exemplo de interferência externa (o árbitro marcou o pênalti a favor do Palmeiras e depois mudou a sua decisão), isso não é esporte, não ganhamos, porém, houve interferência externa. Uma vergonha, um campeonato manchado, estragado, jogado no lixo. Respeitamos o adversário, mas ninguém precisa passar por isso, nem Corinthians, nem Palmeiras, nem outro clube. Um campeonato manchado, que nos deixa com vergonha. Digo ao torcedor palmeirense: ‘Esqueçam esse Paulistinha’. Palmeiras é maior que um paulistinha, vai brigar por coisas grandes, temos todo nosso planejamento, nossos objetivos, não vamos ficar preocupados com uma situação vergonhosa”, disse Galiotte na época.
Da parte de Abel Ferreira – que levou o Palmeiras à melhor campanha do torneio e passou o tempo inteiro sendo elogiado por tudo e por todos – pegaria bem se ele, ao invés de reclamar da arbitragem, reconhecesse que o São Paulo jogou melhor. Ponto. A partir daí, tentar montar uma estratégia para virar o resultado no jogo da volta.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.