metropoles.com

Landim é acusado de tentar dar um golpe no Flamengo

Conselheiros aliados articulam mudança no estatuto que permitiria mais um ano de mandato para o atual presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alexandre Vidal / Flamengo
rodolfo-landim
1 de 1 rodolfo-landim - Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Rodolfo Landim tem mandato até o final de 2024 na presidência do Flamengo, sem mais direito a reeleição, mas existe um movimento de um grupo de conselheiros propondo mudança no estatuto, que permitiria a extensão do seu mandato por mais um ano.

A ideia está causando polêmica no clube carioca. O primeiro a contestar foi o ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello, atual deputado federal pelo PSB-RJ, que comandou o clube entre 2013 e 2018.

“De fato, alguns conselheiros já conversaram superficialmente comigo sobre essa ideia, mas desconheço se tomaram alguma iniciativa no sentido de propor a mudança à comissão de estatuto do Conselho Deliberativo”, disse Bandeira ao jornal Lance.

A reação de Bandeira de Mello ganhou eco entre outros conselheiros, como Ricardo Hinrichsen, um dos opositores a Landim no último pleito:

“O atual presidente já foi reeleito. Está no segundo mandato. Portanto, caso isso seja aprovado, ele não teria apenas dois mandatos, como ficaria sete anos no poder. Isso é absolutamente imoral. Vejo isso como um golpe no processo eleitoral no Flamengo. Lamentável que esse tipo de casuísmo seja levantado neste momento. Não entendo porque alguém iria querer rasgar o estatuto do clube e efetuar esse verdadeiro golpe contra a democracia rubro-negra”, advertiu.

Na prática, é preciso que a proposta de emenda que altera o tempo de mandato presidencial seja apresentada por um grupo de conselheiros (com, no mínimo, 50 assinaturas) ou por um presidente de um dos poderes do clube. Assim, a proposta será encaminhada ao Conselho Deliberativo e à Comissão de Estatuto antes de ser votada em Plenário.

“Não estou certo de que a proposição atende plenamente a regulação dos clubes de futebol (Lei Pelé e Lei do Profut), mas colocando a questão legal à parte, internamente é possível que seja aprovada sim. Landim controla amplamente os conselhos do clube. É mais um sintoma do sufocamento da democracia no clube”, reagiu Walter Monteiro, outro opositor de Landim.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?