metropoles.com

Lamentável! Teve caso de racismo também em um clássico da Paraíba

Vídeo mostra torcedores xingando atletas no jogo entre Botafogo e Campinense, em João Pessoa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PB
1 de 1 PB - Foto: null

O fim de semana de futebol não teve casos de agressões racistas apenas no Sul, no jogo entre Inter e Corinthians. Lamentavelmente, também na Paraíba, na primeira partida da decisão do Campeonato Estadual, entre Botafogo e Campinense, torcedores do time de João Pessoa xingaram atletas do Campinense que estavam no banco de reservas, chamando-os de “macacos”. Um cinegrafista amador captou as imagens e o vídeo viralizou nas redes sociais.

 

A diretoria do Botafogo, mandante do jogo, emitiu nota Oficial repudiando o episódio:

Nota do Botafogo

“Diante de um episódio de racismo flagrado por um cinegrafista amador na arquibancada do Almeidão na primeira partida da final do Paraibano 2022, o Botafogo Futebol Clube vem a público se pronunciar sobre o caso e prestar esclarecimentos aos torcedores e torcedoras.

O Botafogo Futebol Clube nunca compactou e jamais irá compactuar com gestos ou falas de cunho preconceituoso, sobretudo racistas. O nosso clube é do povo, o nosso clube é plural. A nossa força vem da nossas diferenças unidas pelo alvinegro da estrela vermelha, não há mais espaço para reprodução de qualquer tipo de preconceito na nossa arquibancada.

O torcedor identificado no vídeo foi devidamente representado pelo clube, com registro de um Boletim de Ocorrência junto às autoridades policiais, com entrega do vídeo, para que o caso seja investigado pela polícia. Diante das imagens que não deixam dúvidas, o Botafogo Futebol Clube, administrativamente, abriu um processo para exclusão do torcedor, já identificado, dos quadros de sócios do clube, respeitando o que ordena o nosso estatuto.

O Botafogo Futebol Clube reitera que, desde que tomou conhecimento do fato, quando o vídeo foi divulgado nas redes sociais, tem trabalhado para tomar as medidas cabíveis de forma enérgica, porém, dentro do que mandam a lei e o nosso estatuto. Por fim, o clube espera que o episódio vexatório registrado no sábado e as consequências a partir dele sirvam de lição a todos, na nossa e nas demais torcidas.

O futebol é de todos e todas, antes e muito mais agora, não há espaço para o racismo.

Diretoria Executiva – Botafogo Futebol Clube”, encerra o clube.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?