metropoles.com

Jorge Jesus, um homem de duas conversas

Tentamos listar as contradições do técnico venerado pela torcida do Flamengo, e que acabou de acertar sua contratação pelo Fenerbahçe

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wagner Meier/Getty Images
Jorge Jesus
1 de 1 Jorge Jesus - Foto: Wagner Meier/Getty Images

O técnico Jorge Jesus assumiu o Fenerbahçe  e está longe do Flamengo. E ele chegou com um discurso estranho, porque, logo de cara, afirmou que só aceitou a proposta dos turcos por conta da insistência do presidente do clube e que “estava mesmo precisando desse carinho”.

Ora, não foi por falta de insistência, tampouco por falta de carinho que o mister não voltou para o Flamengo no começo do ano. Lembro que a presença de Marcos Braz em Lisboa causou mal-estar no Benfica. O Flamengo fez de tudo para resgatá-lo. De tudo!

7 imagens
Jorge Jesus
Treinador atualmente trabalha no Fenerbahçe, da Turquia
Ele virou ídolo da torcida flamenguista
Jorge Jesus treina em Portugal com a camisa do Flamengo
A torcida Rubro-Negra ainda sonha com Jorge Jesus
1 de 7

Jorge Jesus deixou saudades no torcedor flamenguista

Alexandre Vidal / Flamengo
2 de 7

Jorge Jesus

Alexandre Vidal/Flamengo
3 de 7

Treinador atualmente trabalha no Fenerbahçe, da Turquia

Alexandre Vidal / Flamengo
4 de 7

Ele virou ídolo da torcida flamenguista

Daniel Ferreira/Metrópoles
5 de 7

Jorge Jesus treina em Portugal com a camisa do Flamengo

Reprodução/Instagram
6 de 7

A torcida Rubro-Negra ainda sonha com Jorge Jesus

Alexandre Vidal / Flamengo
7 de 7

Técnico deixa o time português após sua segunda passagem no Benfica

Marcelo Cortes/Flamengo

Lembro também que, em 2020, de contrato renovado com o Flamengo, ele inventou uma desculpa qualquer e foi embora para o Benfica. Não foi por dinheiro. O salário do Flamengo era tão bom quanto.

Não foi por falta de carinho. Ele era venerado pela diretoria e principalmente pela torcida do Flamengo. E é preciso dizer que boa parte dos benfiquistas queriam vê-lo longe do clube, por uma razão muito simples: poucos anos atrás, JJ trocou o Benfica pelo rival Sporting, também de Lisboa.

Seria algo semelhante a Abel Ferreira trocar o Palmeiras pelo Corinthians. Por isso mesmo a torcida não esqueceu e faixas foram erguidas no Benfica Campus, o CT do time de Lisboa, antes mesmo de o mister assumir. E, com os resultados ruins, a vida dele virou um inferno. 

A propósito, quando o Flamengo foi atras dele no final do ano passado, esse inferno já estava em chamas. Naquele momento, com os cartolas do Flamengo ajoelhados aos seus pés, teria sido o melhor momento para ele retornar aos braços da Nação.

O resultado disso é que a “fila andou” e o Flamengo contratou Paulo Sousa. Jorge Jesus – que, antes, já demitido pelo Benfica, torcida contra Renato Gaúcho – inventou de participar do Carnaval fora de época e veio para o Brasil promover uma autêntica “folia”.

Numa conversa reservada com o jornalista Renato Maurício Prado, mandou recados para o Flamengo, dizendo que queria voltar. Teve essa mesma conversa com Eric Faria, da Globo, sem pedir reserva, mas depois inventou uma história fantasiosa: “Eu não sabia que estava falando com jornalistas… pensei que era um ex-piloto de F3”.

Não colou, claro. Ficou evidente que a sua intenção, de forma, digamos, pouco ética, era mesmo provocar a queda de Paulo Sousa e reassumir o Flamengo.

Jesus conseguiu o seu objetivo, que era jogar a torcida contra a diretoria. Foi uma estratégia diametralmente oposta àquela que ele utilizou para fazer do seu time de 2019 uma máquina de ganhar títulos. Desta vez o mister causou enormes danos à instituição Flamengo.

Pode ser que Jorge Jesus um dia volte para o Brasil, mas a torcida do Rubro-Negro precisa saber que – como numa antiga música de Lulu Santos – “nada do que foi será, do jeito que já foi um dia”.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?