Íbis deixa de ser o pior do mundo. Vai sobrar para Grêmio ou Cruzeiro?
No perfil @ibismania, a diretoria lamenta: “A lista de culpados por essa terrível fase vitoriosa é enorme” – referindo-se aos seus jogadores
atualizado
Compartilhar notícia
O Íbis Sport Club conseguiu classificar-se para a primeira divisão do Campeonato Pernambucano, ao empatar em 2 x 2 com o Petrolina, neste domingo (14/11). Pelo menos no papel, o Íbis deixa de ser o “pior time do mundo”, o que, curiosamente, está provocando a revolta e a ira dos seus próprios dirigentes e torcedores.
Afinal de contas, ser o “pior do mundo” é o componente mais forte e mais bem explorado pelo eficiente marketing do time pernambucano, fundado em 1938 e que usa camisa rubro-negra. Nas redes sociais, após confirmação de acesso à elite do futebol do seu Estado, a própria diretoria fez essa postagem: “A lista de culpados por essa terrível fase vitoriosa é enorme”. E aí nominou os atletas do elenco atual, que conseguiram a heróica classificação no fim de semana.
O bom desempenho vem justamente na temporada em que o Íbis viabilizou o seu primeiro patrocinador máster. Em junho deste ano, o clube fechou contrato para divulgar o Fantasy Game, do grupo sueco Betsson Group que é referência global em apostas no mundo. Isso qualificou o elenco e deu estrutura às divisões de base. Os resultados apareceram.
Mas a força do Íbis está mesmo é nas redes sociais, onde pode ser considerado um gigante. No ano passado, por exemplo, um estudo feito pela empresa de marketing Sportsvalue apontou o Pássaro Preto (seu apelido carinhoso no Nordeste), como o quarto clube do mundo mais eficiente no Twitter. Ou seja, o perfil @ibismania mantém durante anos uma extraordinária média de interações por postagem.
E no levantamento de outubro do Ibope-Repucom, as bases digitais dos principais clubes brasileiros – somando os perfis oficiais de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e TikTok – não é novidade para ninguém que o líder é o Flamengo e o segundo colocado é o Corinthians. Mas a grande surpresa foi o avanço do Íbis no ranking nacional, passando de 31º para 29º lugar. Está à frente de América-MG, Cuiabá, Juventude e Atlético-GO, só para citar quatro times da Série A.
Num misto de ironia e de sincera lamentação, centenas de torcedores vem se manifestando nas redes sociais para repudiar a situação atual: “Vocês querem falir o time, bando de incapazes?”, perguntou um torcedor.
E seguiram-se outras mensagens do mesmo gênero: “Isso é uma das coisas mais vergonhosas da história desse clube. Estou pensando seriamente em passar a torcer pelo Cruzeiro”. E teve mais esse outro: “Tem que fazer uma limpeza e mandar esses traíras (os jogadores do time) para o Grêmio”.
O italiano Arrigo Sacchi cunhou nos anos de 1980 uma frase que ficou famosa. Ele disse que “o futebol é a coisa mais importante dentre as coisas menos importantes”. Mas o futebol também pode ser uma piada lucrativa.
‘
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.