Globo, Band, SBT, Record… O que as emissoras planejam para 2023
Uma das grandes novidades no próximo ano será o Cariocão na Band, depois de intensa disputa com SBT e ESPN
atualizado
Compartilhar notícia
Depois das emoções da Copa do Mundo, é tempo de planejamento para as principais emissoras da TV aberta do país. As movimentações nos bastidores indicam algumas mudanças, sobretudo nas programações esportivas.
A grande novidade é a vitória da Band na disputa pelo Cariocão/23, que começa no dia 12 de janeiro, com partida entre Flamengo e Audax.
Havia outros concorrentes, como o SBT e a ESPN, mas a Band fez a melhor oferta e ganhou a disputa. A emissora fortalece muito a sua grade esportiva, porque mantém a Fórmula 1, que tem dado ótimos resultados.
Recorde-se que o Campeonato Carioca virou alvo de outras emissoras, desde que a Globo abriu mão de transmiti-lo, em 2020. A Record ganhou os direitos em 2021 e 2022, mas desinteressou-se pelo torneio, e preferiu investir tudo no Paulistão.
A emissora do Bispo Macedo confirmou as contratações de Reinaldo Gottino, Márcio Canuto e Lucas Pereira para as transmissões do Paulistão 2023, a principal atração da casa no segmento esportivo.
Dança de cadeiras na Globo
A TV Globo deve passar por transformações. A cobertura da Copa do Catar trouxe ótimos índices de audiência, principalmente nos jogos da Seleção Brasileira, mas não há motivos para comemorar o resultado financeiro. O que se sabe é que o ‘Projeto Catar’ deu prejuízo.
Especula-se que o ano de 2023 deverá ser o início de uma nova fase no esporte da Globo. A avaliação é do colunista Flávio Ricco, que prevê mudanças importantes a partir da virada do ano.
Sabe-se que há uma divisão muito forte no esporte da Globo entre o Rio e São Paulo. “Inclusive na questão do tratamento. Para alguns tudo, para os outros nem tanto. Ou a sobra”, alfineta Ricco.
Na avaliação dele, “a escala para o trabalho no Catar foi o que faltava para completar um quadro de enorme insatisfação”.
O ano de 2023 começa sem a presença de Galvão Bueno, o principal nome do esporte, que anunciou sua aposentadoria. Ele continua na casa, mas não necessariamente narrando eventos esportivos.
O substituto natural da Galvão seria Luis Roberto, mas no decorrer desta semana falou-se que a Globo pretende levar Paulo Andrade, atualmente nos canais Disney, para o seu time. Seria, por certo, uma providência e tanto para iniciar uma renovação de fato no elenco de narradores globais.
Com o apetite da Globo em reconquistar os direitos de transmissão de algumas competições, restou aos outros canais a possibilidade de reforçar as atenções nos eventos que já estão assegurados por contrato.
No SBT, apesar da perda da Libertadores, a emissora segurou a Liga dos Campeões e vai transmitir a Sul-Americana. Há ainda a possibilidade de pegar a Série B do Campeonato Brasileiro.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!