metropoles.com

Globo acusa o golpe e vê “panelinha” do COB com a CazéTV

TV Globo desistiu de transmitir os Jogos Panamericanos de 2023, que serão disputados no Chile, entre outubro e novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
Atletas posados junto a logomarca do Pan 2023
1 de 1 Atletas posados junto a logomarca do Pan 2023 - Foto: Reprodução/Twitter

Foi sintomática a reação da TV Globo ao abrir mão dos direitos dos Jogos Panamericanos, que este ano serão realizados no Chile, entre 20 de outubro e 5 de novembro.

A emissora carioca decidiu que mandará apenas equipes de reportagens para Santiago, mas não topou pagar 10 milhões de dólares (quase R$ 50 milhões) para ter o direito exclusivo de transmitir o evento para a TV aberta.

Oficialmente, o motivo da desistência é apenas financeiro. Os jogos Panamericanos não têm um apelo de audiência que justifique tamanho investimento. Entretanto, o que fez a Globo desistir foi um movimento do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que comprou o evento e o repassou para a CazéTV.

A Globo já havia acusado o golpe quando, durante a Copa do Mundo de 2022, a Fifa permitiu que a CazéTV transmitisse os jogos do Brasil e conseguisse índices de audiências extraordinários.

Ou seja, uma emissora diminuta como a CazéTV, do nada, virou uma concorrente da poderosa Globo. O nível de aborrecimento com mais essa chegada da CazéTV num grande evento internacional ficou indisfarçável para a Rede Globo.

Sobre o Pan 2023

Os Jogos Pan-Americanos de 2023 terão a participação de 41 nações, totalizando 6.906 atletas divididos entre as 39 modalidades. Os EUA buscam liderar o quadro de medalhas pela oitava edição consecutiva. O Brasil, quarto maior medalhista da história, tenta superar a marca de 171 medalhas alcançada em Lima-2019, melhor desempenho da nação na história da competição.

As modalidades presentes nos Jogos Pan-Americanos de Santiago são: Atletismo, Badminton, Basquetebol (5×5 e 3×3), Beisebol (Beisebol e Softbol), Breaking, Boliche, Boxe, Canoagem (slalom e velocidade), Caratê, Ciclismo (BMX, BMX estilo livre, de estrada, de montanha e de pista), Escalada esportiva, Esgrima, Esportes aquáticos (Maratona, Natação, Natação artística, Polo Aquático e Saltos Ornamentais), Esqui aquático (esqui e wakeboard), Futebol, Ginástica (artística, rítmica e de trampolim), Golfe, Handebol, Hipismo (adestramento, concurso completo e saltos), Hóquei sobre grama, Judô, Levantamento de peso, Lutas (livre e greco-romana), Patinação sobre rodas (artística, de velocidade em linha e skate), Pelota basca, Pentatlo moderno, Raquetebol, Remo, Rúgbi, Surfe, Taekwondo, Tênis, Tênis de mesa, Tiro com arco, Tiro esportivo, Triatlo, Vela e Voleibol (quadra e praia).

 

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?