metropoles.com

Futebol feminino ainda sofre preconceito. E isso não é só no Brasil

Na véspera da Copa do Mundo, pesquisa no Reino Unido mostra uma atitude misógina de 68% dos homens em relação ao esporte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Elsa/Getty Images
Jogadoras da Seleção Brasileira autografam camisas do Brasil - Metrópoles
1 de 1 Jogadoras da Seleção Brasileira autografam camisas do Brasil - Metrópoles - Foto: Elsa/Getty Images

A Copa do Mundo de futebol feminino, que começará nesta quarta-feira (20/7), é mais um passo para diminuir o preconceito que existe em relação às mulheres neste esporte.

Pesquisa realizada no Reino Unido mostra uma atitude misógina de 68% dos homens em relação ao esporte, quando praticado por mulheres. Com base nisso, o  psicólogo Jan Luiz Leonardi apontou algumas das principais causas para esse preconceito:

Percepção cultural: o futebol é visto como um esporte masculino e historicamente foi dominado pelos homens.

Sexismo: Infelizmente, o preconceito de gênero ainda está  presente em nossa sociedade.

Desigualdade de investimento: o futebol feminino recebe menos investimento do que o masculino, isso pode causar a impressão de que é menor qualidade ou menos importante.

Falta de visibilidade: recebe menos atenção da mídia. Isso pode levar a um ciclo vicioso: a mídia justifica sua falta de cobertura, alegando que não há interesse suficiente no futebol feminino, sem cobertura da mídia, o esporte tem dificuldade em atrair novos fãs e jogadoras.

História mais curta: tem uma história muito mais curta do que o masculino. A primeira Copa do Mundo de futebol masculino foi em 1930, já a primeira Copa do Mundo de futebol feminino ocorreu 60 anos depois, em 1991.

Enfim, de acordo com a pesquisa – ainda de acordo com o  psicólogo Jan Luiz Leonardi –  as pessoas estão acostumadas a ver homens jogando futebol e a ouvir vozes masculinas narrando os jogos.

Com o passar do tempo, começamos a normalizar essas situações. As coisas que são constantes e duradouras em nossa cultura, tendem a se tornar os padrões que aceitamos.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?