Fifa enfim estuda como acabar com aqueles “impedimentos milimétricos”
Em fase de testes na Europa, o VAR só vai considerar impedimento apenas quando todo o corpo do atacante estiver avançado
atualizado
Compartilhar notícia
A Fifa e o Ifab (International Board), órgãos que redigem as regras do futebol, decidiram testar uma nova metodologia de impedimento para evitar que algumas marcações quase milimétricas sejam sinalizadas por arbitragem de vídeo.
Este novo conceito vai começar a ser testado nas categorias de base da Suécia (Sub-21 masculino e Sub-19 feminino). A Fifa quer que seja considerado impedimento apenas quando todo o corpo do atacante estiver avançado e, assim, evitar aqueles impedimentos milimétricos com partes inestimáveis do corpo.
O Ifab regula o impedimento com o artigo 11.2: “Um jogador estará impedido se: qualquer parte de sua cabeça, corpo ou pés estiver mais perto da linha de gol do adversário do que a bola e o penúltimo adversário”. Mas é exatamente isso que você quer provar com testes-piloto na Suécia. A Fifa também quer implementá-lo na Itália e na Holanda.
Per Widen, dirigente da Federação Sueca, disse em entrevista à TV do seu país que estava um pouco hesitantes em servir de “cobaia” para essa experiência da Fifa, mas já aceita a ideia até com entusiasmo:
“É divertido estar envolvido em algo assim desde o começo. A Fifa nos vendeu bem e ideia e nos convenceu. Eles confiam muito no nosso futebol e sabem que temos uma boa organização”, disse o cartola.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!