Fifa decide não “virar a mesa” e o Equador permanece na Copa do Catar
Comitê de Apelação ratificou decisão da Comissão Disciplinar de arquivar recurso do Chile, que alegava irregularidade de atleta equatoriano
atualizado
Compartilhar notícia
O Comitê de Apelação da Fifa preferiu manter uma postura conservadora e decidiu não aceitar o recurso do Chile, que estava pleiteando o lugar do Equador na Copa do Mundo do Catar. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (16/9).
Mesmo depois de novos episódios, com a divulgação de supostos áudios do lateral Byron Castillo, que é o centro de toda a polêmica, a entidade decidiu que não haverá “virada de mesa”.
De acordo com os chilenos, Byron Castillo, jogador do Barcelona de Guayaquil, atuou de forma irregular em oito jogos da seleção equatoriana durante as Eliminatórias. A princípio, os argumentos apresentados pela ANFP foram que o jogador nasceu na Colômbia e não poderia defender o Equador.
A decisão formal da Fifa foi anunciada por meio desse comunicado público:
“O Comitê de Apelação da FIFA decidiu sobre os recursos interpostos pela Federação Chilena de Futebol (FFCH) e pela Federação Peruana de Futebol (FPF) contra a decisão adotada pelo Comitê Disciplinar da FIFA sobre a possível violação de Byron David Castillo Segura dos critérios de convocação para participar com a seleção da Federação Equatoriana de Futebol (FEF) em oito partidas das Eliminatórias, correspondentes à fase preliminar da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022.
Após análise da documentação recebida das partes e realização da audiência correspondente, a Comissão de Apelação ratificou a decisão da Comissão Disciplinar de arquivar o inquérito do processo instaurado contra a FEF. Com base na documentação recebida, entre outras considerações, estimou-se que o jogador deve ser considerado portador de nacionalidade equatoriana permanente, de acordo com o art. 5, par. 1 do Regulamento de Aplicação dos Estatutos da FIFA”.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!