Falcão pode ser preso? Saiba o que diz a lei sobre importunação sexual
De acordo com o Código Penal, a pena prevista para o crime de importunação sexual, do qual Falcão é acusado, é de 1 a 5 anos de reclusão
atualizado
Compartilhar notícia
Paulo Roberto Falcão pediu demissão do Santos, após ser denunciado por importunação sexual por uma funcionária, no bairro da Aparecida, em Santos, litoral de São Paulo.
De acordo com o Código Penal, o crime de importunação sexual configura “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiros”.
A coluna Futebol Etc ouviu o advogado Matheus Falivene, doutor e mestre em direito penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), e ele explicou que, se existirem indícios suficientes dos fatos, será instaurado um inquérito policial, em que serão colhidas provas que podem levar à conclusão se houve ou não crime.
“Vale lembrar que esses crimes de importunação sexual dependem muito da palavra da vítima, porque, via de regra, são crimes feitos às escondidas. Porém, é sempre necessário colher outras provas para verificar de fato a ocorrência desse crime ou não, para verificar se o fato é verdadeiro ou não”, destacou.
De acordo com o advogado Matheus Falivene, a pena prevista para o crime de importunação sexual é de um a cinco anos de reclusão, “mas em regra, se o investigado é primário, muitas vezes se oferece acordo de não persecução penal”, acrescentou o especialista.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!