Exclusivo: SBT vai peitar Globo em eventual disputa pela Libertadores
Bateu um enorme arrependimento na Globo por ver a emissora de Silvio Santos brilhar sozinha no maior torneio sul-americano
atualizado
Compartilhar notícia
Arrependida pela perda da Libertadores em 2020, a Globo está assediando a Conmebol para voltar a ter os direitos de transmissão do maior e mais importante torneio de futebol da América do Sul. A informação é do site Notícias da TV e confirmada pela coluna.
Além da Copa Libertadores, a Globo vai entrar na disputa também pelos direitos de transmissão da Copa Sul-Americana, hoje restrita à Conmebol TV, um serviço de pay-per-view operado pela Claro e Sky em parceria com o Grupo Bandeirantes.
No primeiro semestre de 2020, em plena pandemia, quando desistiu da Libertadores, a Globo alegou que o longo período de suspensão dos jogos era motivo suficiente para propor a rescisão. Havia uma cláusula que lhe dava proteção. Evidentemente que, por trás de toda essa argumentação, a estratégia visava também uma espécie de readequação financeira.
Uma fonte da coluna no SBT garante, no entanto, que a emissora de Silvio Santos vai partir para o confronto. Não abre mão da Libertadores por hipótese alguma. E mais: o contrato com a Conmebol vai até o final de 2022. Portanto, se a Globo quiser mesmo readquirir os direitos do torneio, isso só aconteceria a partir de 2023.
O contrato original da Globo com a Conmebol era de US$ 65 milhões (no câmbio atual, aproximadamente R$ 367 milhões). Por causa da pandemia, isso acabou ficando caro. Mas agora que o mercado publicitário dá claros sinais de reaquecimento, os dirigentes globais entendem que mais caro do que isso é ver o SBT brilhar sozinho num torneio que passou a ser amplamente dominado por clubes brasileiros.
A final do próximo dia 27/11, entre Flamengo e Palmeiras, em Montevidéu, será, em todos os aspectos, uma festa para o SBT, considerando Ibope/faturamento. A Globo, enquanto isso, fará malabarismos em seus telejornais para evitar “brigar com a notícia”.