metropoles.com

Especialista explica como o aneurisma causou a morte de jornalista

A coluna ouviu o médico Fernando Costa, cardiologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Brendan Moran – FIFA/FIFA via Getty Images
gettyimages-1245502018-612×612
1 de 1 gettyimages-1245502018-612×612 - Foto: Brendan Moran – FIFA/FIFA via Getty Images

Ainda repercute a misteriosa morte do jornalista norte-americano Grant Wahl, ocorrida no Catar, após sofrer mal súbito durante o jogo entre Argentina e Holanda, na sexta-feira (9/12), pelas quartas de final do Mundial.

Soube-se depois, por meio de Céline Gounder, esposa de Grant Wahl que a causa da morte foi uma ruptura de um aneurisma da aorta ascendente.

A coluna Futebol Etc ouviu o médico Fernando Costa, cardiologista da Beneficência Portuguesa (SP), e ele ressalta que o aneurisma “é uma doença silenciosa e, logo após o diagnóstico, o portador deverá mudar seu estilo de vida, tratar muito bem, diminuir o peso por meio de atividades físicas de baixo impacto, além de consultar um médico periodicamente”.

“Precisamos, primeiramente” – diz o especialista – “saber o que existe de errado no nosso organismo. Aneurisma de aorta é uma dilatação que acontece na aorta por alguns fatores: doenças que enfraquecem a aorta, que é a principal vaso que sai do coração para a grande circulação. São doenças que levam à dilatação da aorta e a mais importante delas é a hipertensão arterial. Precisamos entender que outra situações como as doenças ateroscleróticas, obesidade, doenças renais – que aumentam a pressão arterial – podem também causar dilatação da aorta e o aneurisma”.

Fernando Costa usa um exemplo do cotidiano para explicar o que acontece com o vaso aorta:

“Se você pegar 10 bexigas de aniversário, tirar da caixinha, enchê-las, murchá-las e tentar colocá-las de volta na caixa, não vai conseguir mais porque elas já dilataram. Então, indivíduos que tem pressão arterial elevada dilatam essa aorta. Infelizmente, em alguns casos, essa dilatação torna-se cada vez maior até ocasionar um aneurisma. É uma doença silenciosa e, logo após o diagnóstico, o portador deverá mudar seu estilo de vida, tratar muito bem, diminuir o peso por meio de atividades físicas de baixo impacto, além de consultar um médico periodicamente”, complementou.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?