Especialista diz qual o crime cometido por Abel Ferreira. Entenda
Técnico do Palmeiras reconheceu que errou; telefonou para o repórter da Globo e pediu desculpas
atualizado
Compartilhar notícia
Abel Ferreira protagonizou um episódio bastante polêmico por ocasião da 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando tirou o celular das mãos de um repórter, no Mineirão.
Na tarde dessa segunda-feira (29/5), o técnico do Palmeiras, reconhecendo a estupidez do seu gesto, telefonou para o repórter Pedro Spinelli, da TV Globo, e pediu desculpas pelo ocorrido.
A TV Globo repudiou a ação de Abel Ferreira, assim como a Associação Brasileira de Cronistas Esportivos, que emitiu nota contra o profissional do Palmeiras.
A coluna Futebol Etc ouviu a opinião de Matheus Falivene, doutor e mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), e ele ressalta que o episódio configura um ato grave contra a liberdade imprensa, que deve ser respeitada, independentemente da situação ou dos ânimos.
“No limite, a conduta dele pode ser considerada, em tese, crime de constrangimento ilegal, previsto no art. 146 do Código Penal. Porém, o mais provável é que ele se sujeite apenas a uma eventual responsabilidade civil pela conduta”, disse o especialista.
É provável que Abel Ferreira também seja denunciado ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva e esteja passível de punição.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!