metropoles.com

Entenda como pode ser o modelo de SAF que o Flamengo está buscando

O clube analisa sistema implementado pelo Bayern de Munique e tem especial preocupação em evitar a perda de identidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MB Media/Getty Images
gettyimages-1258472930-612×612
1 de 1 gettyimages-1258472930-612×612 - Foto: MB Media/Getty Images

O Flamengo estaria em entendimentos com o Bayern de Munique para discutir uma maneira de adotar o sistema de SAF, que já está em uso aqui no Brasil, notadamente por Botafogo, Vasco, Cruzeiro e Bahia.

Os resultados de um clube-empresa podem demorar um pouco para acontecer. É o que estamos vendo, por exemplo, com o Vasco, que está mergulhado na zona de rebaixamento e a torcida parece muito impaciente com os investidores norte-americanos.

O que o Flamengo, segundo o G1, está buscando é um modelo parecido com o do Bayern, que abriu empresa homônima à associação civil e vendeu 25% de suas ações a três empresas com quem tem parcerias há muito tempo: Audi, Adidas e Allianz. Cada uma delas têm fatias equivalentes (8,33%).

Assim, evita-se o risco de perda de identidade. Sim, esse é um risco real, que alguns clubes não estão levando em conta.Pode ocorrer a perda dos valores tradicionais do clube. Com a entrada de investidores externos, a busca pelo lucro pode sobrepor-se aos aspectos culturais e emocionais que envolvem o futebol, o que pode desagradar os torcedores mais puristas.

Mas é inegável que há vantagens, muitas vantagens que precisam ser consideradas, como as que elencamos a seguir:

Sustentabilidade financeira

 O modelo de clube-empresa pode ajudar a melhorar a gestão financeira dos clubes, tornando-os mais sustentáveis a longo prazo. Isso ocorre porque o clube é administrado como uma empresa, com uma estrutura de governança corporativa e uma gestão profissional, buscando lucro e retorno financeiro.

Acesso a investimentos

Como uma empresa, um clube-empresa tem a capacidade de atrair investidores externos e buscar financiamento adicional. Isso pode ajudar os clubes a investirem em infraestrutura, contratar jogadores de qualidade e expandir suas operações de marketing, aumentando sua competitividade.

Profissionalização da gestão

Ao adotar o modelo de clube-empresa, é necessário implementar uma gestão profissional, com especialistas em finanças, marketing e operações. Isso pode levar a uma tomada de decisão mais eficiente e estratégica, bem como a uma melhoria geral na administração do clube.

Times de grande apelo popular, como Flamengo e Corinthians – só para citar os que têm as maiores torcidas do país – devem tomar maiores precauções. Cada caso deve ser avaliado individualmente, levando em conta a realidade e os objetivos que cada clube está almejando nessa parceria..

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?