metropoles.com

Entenda a Paralisia de Bell, que afastou Patrick de Paula de campo

Jogador do Botafogo está tomando medicamentos que contêm substâncias proibidas pela CBF e podem acusar no exame antidoping

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vítor Silva/Botafogo
Patrick de Paula, em jogo do Botafogo
1 de 1 Patrick de Paula, em jogo do Botafogo - Foto: Vítor Silva/Botafogo

O meia Patrick de Paula, 22 anos, foi a contratação mais cara da história do Botafogo. O empresário John Textor pagou R$ 33 milhões para tirá-lo do Palmeiras, mas Patrick até agora não está conseguindo justificar o investimento.

A última vez em que ele entrou em campo com a camisa do Botafogo foi há mais de um mês, em 30 de julho, na derrota para o Corinthians em Itaquera. Até agora, Patrick atuou em 17 partidas pelo Botafogo — em 13 como titular.

E, para complicar ainda mais a má fase, ele foi diagnosticado com uma paralisia facial e está precisando tomar muitos remédios. Um deles tem corticoide, substância não aprovada pela CBF, que pode fazer com que o teste positivo num eventual exame antidoping. Por isso, Patrick nem foi relacionado para o jogo contra o Fortaleza.

Paralisia de Bell

O diagnóstico de Patrick de Paula registra que ele foi acometido pela Paralisia de Bell. A coluna pesquisou e encontrou a explicação do médico Dráuzio Varella, que classifica a doença como “um distúrbio de instalação repentina, sem causa aparente, marcado pelo enfraquecimento ou paralisia dos músculos de um dos lados do rosto. É uma doença de bom prognóstico, uma vez que a maioria dos pacientes pode recuperar-se sem tratamento”, diz o especialista em sua coluna.

E acrescenta uma informação sobre fatores de risco para essa patologia: “A paralisia facial periférica pode acometer homens e mulheres de qualquer idade. A incidência costuma ser maior depois dos 40 anos e pouco comum na infância e na adolescência. Ao que tudo indica, os casos se tornam mais frequentes em pessoas com história familiar da doença (predisposição genética), durante o terceiro trimestre da gravidez e na primeira semana após o parto, nos portadores de diabetes e de infecções respiratórias, como gripes e resfriados”, conclui.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?