metropoles.com

Empate entre Sport e Fla deveria encerrar a polêmica de 1987

A combinação do fim do ano com o “fim do mundo” para os dois times, seria um pretexto para acabar com essa polêmica. Ninguém aguenta mais!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gilvan de Souza/Flamengo
Flamengo
1 de 1 Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Tinha uma placa na Arena Pernambuco que sintetiza esse jogo entre Sport x Flamengo, pelo Brasileirão: “Nós viemos pela camisa”.

Traduzindo: apesar de ser um jogo que não valia absolutamente nada, o torcedor raiz vai para o estádio pela força da camisa do seu time.

Com o Sport rebaixado e o Flamengo sem o título que já foi conquistado pelo Galo, a CBF poderia aproveitar a oportunidade para acabar com toda aquela discussão do Brasileiro de 1987 lembra?

O desfecho daquela temporada ainda é um dos temas que mais acendem polêmicas no futebol brasileiro. Você certamente já não aguenta mais esse assunto. Eu também, não.

Mas, antes de falar em 1987, é preciso entender o que aconteceu em 1986. A CBF fracassou na tentativa de organizar um campeonato que fosse atrativo, rentável e que compatibilizasse os interesses dos clubes. 

Essa foi a deixa para o surgimento do famoso Clube dos 13, um movimento que revolucionou o campeonato nacional com a criação da Copa União, um campeonato que privilegiava a geração de recursos e a exploração das imagens e transmissão de clubes e jogadores.

No final das contas, é certo que a CBF voltou atrás e decidiu participar daquela nova dança que era realmente revolucionária e irresistível. Nascia assim o conceito dos módulos verde e amarelo, cada um deles com 16 clubes.

No módulo verde: Flamengo, Internacional, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Grêmio, São Paulo, Fluminense, Palmeiras, Botafogo, Vasco, Bahia, Coritiba, Goiás, Santa Cruz, Santos e Corinthians.

No módulo amarelo: Sport, Guarani, Atlético Paranaense, Bangu, Vitória, Criciúma, Portuguesa, Inter de Limeira, Treze, Rio Branco, Atlético Goianiense, Ceará, Náutico, Joinville, CSA e America RJ.

O Flamengo ganhou o módulo verde e o Sport o módulo amarelo. Deveria ter acontecido um confronto entre os dois campeões, mas não houve. 

A disputa foi parar no Supremo Tribunal Federal, que, após longa discussão, entendeu que o Sport é o único campeão brasileiro de 1987, ao contrário do que chegou a propor a CBF, em 2011, que considerava os dois clubes campeões daquele ano. O Flamengo, é claro, não aceita essa decisão no “tapetão”.

Neste momento em que se misturam o fim do ano e o “fim do mundo”, some-se a isto a ressaca e a frustração de cariocas e pernambucanos no Brasileirão 2021, chegaremos à seguinte conclusão: esse assunto já deu. Melhor esquecer e virar a página.

 

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?