Em tempo de Copa, o mundo está pegando fogo no futebol do Rio
Há uma revolta por causa dos direitos de TV. Vasco, Botafogo e Fluminense já disseram que não aceitam que o Flamengo receba mais dinheiro
atualizado
Compartilhar notícia
Enquanto a bola está rolando na Copa do Catar, o “mundo está pegando fogo” no futebol do Rio de Janeiro. Há uma revolta de Vasco, Botafogo e Fluminense, contra o privilégio oferecido ao Flamengo na divisão das cotas de TV do Cariocão. Na distribuição proposta, o Rubro-Negro receberia R$ 18 milhões, enquanto os demais clubes grandes ficariam R$ 9 milhões, cada um.
Vasco
O Vasco da Gama recém-promovido de volta à Série A, foi o primeiro a gritar. Em Nota, o clube cruzmaltino disse que não vai assinar o contrato nos termos apresentados pela Ferj: “O Vasco lamenta profundamente a postura da diretoria do Clube de Regatas do Flamengo, que parece ainda não ter entendido que futebol não se joga sozinho. Não é a primeira vez que o rival recebe vantagens indevidas nos bastidores. Foi assim, por exemplo, nas inusitadas, seguidas e inexplicáveis prorrogações do acordo temporário de permissão de uso do Maracanã”, diz o comunicado.
Botafogo
O Botafogo, mesmo de longe, também se manifestou. O alvinegro está na Inglaterra, onde disputou amistoso neste sábado (3/12) contra o Crystral Palace – e empatou em 0 x 0 – um dos clubes também administrados pelo norte-americano John Textor. “Em reunião de diretoria com a presença do acionista majoritário John Textor, em Londres, o Botafogo decidiu não assinar o modelo comercial proposto pela Ferj para a transmissão do Campeonato Carioca de 2023 e vai oficializar a decisão à entidade”, diz o comunicado do Botafogo de Futebol e Regatas.
Fluminense
No Fluminense, o presidente Mário Bittencourt mostra-se coerente com a posição que sempre defendeu na discussão da criação da Libra (a pretendida Liga do Futebol Brasileiro) e disse que o Tricolor continua com a posição de não assinar esse acordo: “Desde o primeiro contato, não aceitei a divisão de valores do Carioca, pois defendo uma divisão justa e equilibrada das receitas, mantendo a coerência com a posição adotada pelo clube como integrante do grupo Liga Forte Futebol em relação à venda de direitos do Campeonato Brasileiro”, ressaltou o presidente
Flamengo
O Flamengo finge que nada está acontecendo. O assunto no clube neste final de semana ainda foi a atuação do seu jogador Arrascaeta, que fez dois gols pelo Uruguai na Copa do Mundo. Sobre as cotas do Cariocão, ninguém falou nada. Outro tema em pauta no Rubro-negro é a contratação do técnico Vitor Pereira. O presidente Rodolfo Landim está voltando de viagem e deve anunciar no decorrer desta semana. Existe uma certa cautela porque o português, oficialmente, tem contrato com o Corinthians até o dia 31 de dezembro, mesmo dia em que se encerra o vínculo de Dorival com o Flamengo.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!