Em 2026 veremos mais e mais “peladas” como esse Croácia 0 x 0 Marrocos
A próxima Copa do Mundo, a ser disputada na América do Norte, o número de seleções aumentará de 32 para 48
atualizado
Compartilhar notícia
Quem acordou cedo para ver Croácia 0 x 0 Marrocos, até agora está reclamando da má qualidade técnico do jogo. E até que deu audiência na Globo. Os números prévios do Ibope apontam média entre 13 e 14 pontos.
Em nove jogos disputados até agora no Mundial, três deles terminaram em 0 x 0. A maior goleada ocorreu na partida entre Inglaterra e Irã, 6 x 2. O jogo mais emocionante (e surpreendente) foi a derrota da Argentina para a Arábia Saudita.
Os que reclamam de um ou outro jogo de baixa qualidade precisam estar preparados para o que vai acontecer na Copa do Mundo de 2026, na América do Norte (EUA, Canadá e México).
O número de participantes vai aumentar de 32 para 48 seleções. No novo formato, o número de jogos sobe de 64 para 80.
Por óbvio, a possibilidade de aumentar a quantidade de “peladas” como essa entre Croácia e Marrocos é enorme.
Como será em 2026
Em documento encaminhado pela Fifa às confederações, informa-se que as 48 seleções serão divididas em 16 grupos de três times. Os dois melhores de cada chave avançam ao mata-mata. Os 32 então viram 16, que se enfrentam em oitavas de final e assim por diante.
A Fifa vê dois problemas “esportivos” no novo formato: o tempo de descanso entre os times na primeira fase fica desequilibrado, e a decisão da fase de grupos não ocorre em jogos simultâneos (pelo número ímpar de componentes de cada chave).
A América do Sul deve ter seis vagas diretas na Copa, com mais uma na repescagem (atualmente são quatro mais uma). Essa divisão para cada continente ainda pode sofrer alterações, mas houve um acordo prévio entre as seis confederações nos seguintes termos:
Uefa: 16 vagas
África: 9,5 vagas
Ásia: 8,5 vagas
Conmebol: 6,5 vagas
Concacaf: 6,5 vagas
Oceania: 1 vaga
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!