metropoles.com

E na altitude da Libertadores, o “buraco” é mais embaixo

Logo na estreia, faltou oxigênio para Flamengo, Palmeiras e River Plate, três dos principais candidatos ao título do torneio sul-americano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
RODRIGO BUENDIA/AFP via Getty Images
gettyimages-1250805283-612×612
1 de 1 gettyimages-1250805283-612×612 - Foto: RODRIGO BUENDIA/AFP via Getty Images

Nessa primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América, dois favoritos ao título foram obrigados a cair na real: jogar na altitude não é para qualquer um.

Na terça-feira (4/4), o River Plate sucumbiu à altitude de 3.637 metros da cidade de La Paz, na Bolívia, perdendo de 3 x 1 para o The Strongest.

Depois foi a vez do Flamengo e Palmeiras, na quarta-feira (5/4). Com uma atuação lamentável contra o Aucas, 10º colocado do campeonato do Equador e estreante em Libertadores. Houve momentos em que os jogadores brasileiros davam a impressão de que apenas se arrastavam em campo. A 2.850 m, claramente faltou oxigênio.

E o Palmeiras, que também saiu na frente no placar, foi aos poucos perdendo o “gás”, até permitir a virada do Bolivar, na altitude de 3.600 m de La Paz. Foi um Deus nos acuda.

O fato é que, mais uma vez se comprova que jogar na altitude é uma insanidade. Quando tentam comparar o nível técnico da Libertadores com o da Champions League, há sempre alguém que faz esse lembrete: “Queria ver Real e Barça jogando a 3 mil metros acima do nível do mar”.

Lembro quando estive em Quito, a trabalho, uma década atrás, e tive muita dificuldade de gravar áudios para a Band FM. Em poucos minutos ficava ofegante. Vi pessoas que estavam comigo, do nada, sangrando pela boca e nariz. É um terror!

Vale lembrar que, em 2007, a Fifa decidiu vetar a realização de partidas internacionais em locais acima dos 2.500 m de altitude, por considerar desumano e desleal.

Houve uma pressão infernal e, menos de um ano depois, em 2008, a entidade suspendeu o veto, até que se conheçam os resultados completos de um estudo feito sobre a prática do futebol em condições extremas de temperatura, umidade e altura.

Nunca mais ninguém tratou do assunto. Isso tira voto nas eleições da Fifa e da Conmebol.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?