metropoles.com

Dois astros do boxe britânico envolvidos com o crime organizado

Autoridades policiais querem punir os atletas: “É muito simples: se alguém negocia com essas pessoas estará ligado a uma rede criminosa”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
boxe
1 de 1 boxe - Foto: Reprodução

Duas figuras do esporte britânico estão na alça de mira das autoridades policiais: os boxeadores Josh Taylor, líder da categoria super leve; e Tyson Fury, astro dos pesos pesados, estão sendo acusados terem relação com o crime organizado – especificamente com o Clã Kinahan, uma organização pela qual os EUA dão uma recompensa de 5 milhões de euros para quem denuncia-los.

Os Kinahans estão ligados ao tráfico de drogas, assassinato e lavagem de dinheiro.  Entre seus muitos vínculos estava o relacionamento com os dois boxeadores britânicos e a suspeita de lavagem de dinheiro.  Se for comprovado pode haver sanções. “É muito simples: se alguém negocia com essas organizações  estará ligado a uma rede criminosa”, disse Drew Harris, da polícia irlandesa, à BBC.

Especificamente, Daniel Kinahan, um dos cérebros da organização, é um conhecido promotor de lutas de Dublin.  Além de ser co-fundador da MTK Global Agency, que representa grandes nomes como Fury.  Em teoria, o gângster irlandês estaria fora do esporte desde 2017, mas há imagens que podem contradizê-lo.  

Recentemente houve um agradecimento público de de Fury a Kinahan por procurar combates de alto nível contra Joshua. E uma foto posterior juntos.  Por outro lado, Taylor também não escondeu seu relacionamento com Kinahan.  “Ele é um grande conselheiro”, disse o também representado pela MTK Global.

Até as grandes organizações de boxe mostraram simpatia por Kinahan: “Melhora a vida dos boxeadores de uma maneira especial”;  disse Mauricio Sulaiman, presidente do Conselho Mundial de Boxe.  

Diante disso, as forças de segurança afirmaram categoricamente: “Se você trabalha com eles, você trabalha com indivíduos envolvidos no tráfico de drogas. Além disso, com consequências trágicas na Irlanda e na Espanha, incluindo assassinatos”.

Apesar de Kinahan se defender afirmando que “esta é uma campanha contra mim”, meios de comunicação britânicos como a BBC sustentam que existe uma ligação contínua entre o clã e o esporte.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?