metropoles.com

Crise do Chelsea é um alerta para os clubes que estão virando empresa

Atual campeão mundial de clubes teve até as contas bancárias bloqueadas por causa da polêmica com Roman Abramovich

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alex Livesey – Danehouse/Getty Images
Roman Abramoch colocou o Chelsea à venda
1 de 1 Roman Abramoch colocou o Chelsea à venda - Foto: Alex Livesey – Danehouse/Getty Images

O Chelsea, atual campeão da Europa e que recentemente ganhou o título do Mundial de Clubes em cima do Palmeiras, está vivendo uma crise sem precedentes.  Nesta sexta-feira (11/3), teve as contas bancárias temporariamente suspensas pelo banco Barclays.

Não pode mais fazer nenhuma despesa. Seja para pagar viagens ou pagar funcionários e jogadores. Além disso,  pode se tornar insolvente e corre risco de perder 9 pontos na Premier League

Antes dessa decisão,  em mais uma sanção relativa à invasão russa à Ucrânia, o Chelsea viu os bens de seu proprietário, o oligarca russo Roman Abramovich — além de outros seis magnatas acusados de terem ligação com o presidente Vladimir Putin —, serem congelados pelo governo do Reino Unido, o que implicou em uma série de restrições financeiras ao clube.

Não deixa de ser um sinal de alerta para os clubes brasileiros que estão aderindo à Sociedade Anônima de Futebol (SAF), que precisam tomar o máximo de cuidado com os sócios que estão adquirindo as suas ações.

É lógico que Ronaldo Fenômeno (Cruzeiro), John Textor (Botafogo) e Josh Wander (Vasco) nada têm a ver com  Roman Abramovich, muito menos com a guerra da Russia. E não é disso que estamos tratando aqui.

O que estamos alertando é que eventuais problemas futuros que envolvam esses empresários – seja qual for a natureza desses problemas – podem respingar na instituição, assim como está acontecendo com o gigante Chelsea neste momento.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?