Chile insiste em “virar a mesa” para entrar na Copa do Catar
Os chilenos alegam irregularidade do jogador Byron Castillo, utilizado pelo Equador nas Eliminatórias
atualizado
Compartilhar notícia
Está de volta a tentativa de “virada de mesa” do Chile para disputar a Copa do Mundo do Catar, no lugar do Equador. Na Federação Chilena, a ANFP, eles ainda aguardam a decisão da Fifa, depois de recorrer à primeira resolução emitida por Zurique, na qual foi descartada qualquer tipo de irregularidade no registro de Byron Castillo, que acusam de ser colombiano.
“Depois de analisar toda a documentação recebida das partes, o Comitê Disciplinar da Fifa decidiu encerrar o processo disciplinar instaurado contra a FEF”, dizem os chilenos.
O jornal La Tercera, de Santiago, desta quarta-feira (24/8) destaca que “O Chile cansou de esperar”. Desde o dia 24 do mesmo mês, a entidade teve três dias para declarar que iria recorrer, após conhecer os argumentos da decisão. E assim o fez, por meio de uma carta que foi enviada à Suíça, para depois apresentar o recurso que será fundamental para a decisão que a Fifa terá que tomar nas próximas semanas. Uma determinação que aguardam ansiosamente.
A resposta a este recurso, no entanto, continua sem sucesso. Faltando 89 dias para a Copa do Mundo, a situação permanece indefinida. E na casa do futebol chileno já está definido que em caso de receber mais um slam de Zurique irão para o Tribunal Arbitral do Esporte, o TAS.
Jorge Yunge, secretário-geral da ANFP, levantou a voz. Ele perdeu a paciência com a Fifa. “Estamos preocupados com a demora no procedimento. Este é um caso em que a resolução impacta o torneio da Copa do Mundo, que deve começar em 20 de novembro, e por isso esperamos respostas e decisões rápidas, como já aconteceu em outros casos”, disse o cartola.
“Apelamos formalmente à Fifa em 1º de julho e solicitamos a apresentação de certas provas à federação equatoriana que teriam grande impacto na resolução do caso, mas, até o momento, não houve mais respostas”, acrescentou.
“Também enviamos documentos novos e inéditos no recurso, que demonstram claramente as irregularidades quanto à elegibilidade de Byron Castillo, e solicitamos mais uma vez que ele seja chamado para esclarecer a situação. Aparentemente, ninguém quer falar com ele, o que nos parece surpreendente”, concluiu.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!