metropoles.com

Chile insiste em “virar a mesa” para entrar na Copa do Catar

Os chilenos alegam irregularidade do jogador Byron Castillo, utilizado pelo Equador nas Eliminatórias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Maddie Meyer – FIFA/FIFA via Getty Images)
gettyimages-493646384-612×612
1 de 1 gettyimages-493646384-612×612 - Foto: Maddie Meyer – FIFA/FIFA via Getty Images)

Está de volta a  tentativa de “virada de mesa” do Chile para disputar a Copa do Mundo do Catar, no lugar do Equador. Na Federação Chilena, a ANFP, eles ainda aguardam a decisão da Fifa, depois de recorrer à primeira resolução emitida por Zurique, na qual foi descartada qualquer tipo de irregularidade no registro de Byron Castillo, que acusam de ser colombiano.  

“Depois de analisar toda a documentação recebida das partes, o Comitê Disciplinar da Fifa decidiu encerrar o processo disciplinar instaurado contra a FEF”, dizem os chilenos.

O jornal La Tercera, de Santiago, desta quarta-feira (24/8) destaca que “O Chile cansou de esperar”. Desde o dia 24 do mesmo mês, a entidade teve três dias para declarar que iria recorrer, após conhecer os argumentos da decisão.  E assim o fez, por meio de uma carta que foi enviada à Suíça, para depois apresentar o recurso que será fundamental para a decisão que a Fifa terá que tomar nas próximas semanas.  Uma determinação que aguardam ansiosamente.

A resposta a este recurso, no entanto, continua sem sucesso. Faltando 89 dias para a Copa do Mundo, a situação permanece indefinida.  E na casa do futebol chileno já está definido que em caso de receber mais um slam de Zurique irão para o Tribunal Arbitral do Esporte, o TAS.

 Jorge Yunge, secretário-geral da ANFP, levantou a voz.  Ele perdeu a paciência com a Fifa.  “Estamos preocupados com a demora no procedimento.  Este é um caso em que a resolução impacta o torneio da Copa do Mundo, que deve começar em 20 de novembro, e por isso esperamos respostas e decisões rápidas, como já aconteceu em outros casos”, disse o cartola.

 “Apelamos formalmente à Fifa em 1º de julho e solicitamos a apresentação de certas provas à federação equatoriana que teriam grande impacto na resolução do caso, mas, até o momento, não houve mais respostas”, acrescentou. 

“Também enviamos documentos novos e inéditos no recurso, que demonstram claramente as irregularidades quanto à elegibilidade de Byron Castillo, e solicitamos mais uma vez que ele seja chamado para esclarecer a situação.  Aparentemente, ninguém quer falar com ele, o que nos parece surpreendente”, concluiu.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?