Cade reacende inquérito em que acusa a Globo de monopólio no futebol
Processo que começou em 2019 estava parado há um ano. Agora foi prorrogado até maio para maiores averiguações
atualizado
Compartilhar notícia
Uma briga antiga do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) com a TV Globo foi reaberta e tem tudo para render dor de cabeça à emissora carioca.
Inquérito de 2019 investiga um suposto monopólio do futebol nacional da Globo e, depois de idas e vindas, tem a investigação retomada. A informação é de Gabriel Vaquer, do site Noticias da TV.
O procedimento está parado há praticamente um ano, a última diligência foi feita em abril de 2021. Desde então, o conselho apenas renova a investigação sem apresentar novos elementos.
A investigação agora foi prorrogada até maio. A Superintendência-Geral do Cade entendeu é preciso mais tempo para analisar os documentos. É a mesma justificativa que foi dada nas últimas quatro renovações do inquérito.
Quando começou a investigação, três anos atrás, o Cade começou a averiguação de um possível monopólio esportivo da Globo. Inicialmente, tratava-se de um inquérito para esclarecer a suposta desvantagem do contrato do Fortaleza com a WarnerMedia para o Brasileirão. Em 2020, porém, o conselho transformou um caso em investigação contra a Globo. A WarnerMedia já deixou de ter contrato para fazer a principal liga de futebol nacional.
Clubes alegaram receber menos dinheiro da Globo por terem fechado com a Warner. A emissora argumentou que essa questão já estava esclarecida, numa investigação feita pelo próprio Cade em 2016. O órgão seguiu com o inquérito mesmo assim e tentou correr atrás até de acordos sobre torneios de vôlei.
A última movimentação processual do caso foi em 14 de abril de 2021, quando a Globo respondeu ao Cade sobre o assunto e questionou a validade do inquérito.
Segundo a emissora, a atual direção do Cade apenas ressuscita um velho assunto que já foi investigado várias vezes –e que nada teria sido encontrado contra a Globo. O órgão ainda não respondeu a emissora sobre a duração da investigação.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.