metropoles.com

As 5 “pisadas na bola” de Guedes ao tentar vender times de futebol

Pelo que se sabe, Flamengo, Palmeiras e Vasco não estão à venda. E o ministro ainda fez o favor de “queimar o filme” do Vascão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Paulo guedes de olhos fechados
1 de 1 Paulo guedes de olhos fechados - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Todo empolgado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou de viagem ao Oriente Médio com o que ele considerou ser uma boa notícia para o nosso país, especialmente para o futebol. Ele disse que investidores árabes anunciaram que irão comprar dois times brasileiros:  

“Os árabes vão investir em estradas, vão investir em poços de petróleo, até em clubes de futebol. Eles compraram o Manchester United, compraram o Cristiano Ronaldo… Então, vários brasileiros da comitiva começaram a pensar. Eu pensei: ‘vem ser sócio do Flamengo’. Aí tinha um outro lá do lado, que é vascaíno, e falou: ‘vem para o Vasco’. Eu falei ‘olha, vai perder dinheiro’. Tinha um outro palmeirense, que falou para comprar o Palmeiras…”

Eu anotei pelo menos cinco equívocos cometidos por Paulo Guedes nessa hipotética conversa com os árabes. Não ficou claro se o futebol foi tratado em alguma reunião, mas – ao dar entrevista falando com euforia sobre sobre o tema – as suas reações certamente já são do conhecimento dos possíveis investidores,

1)- Os árabes não compraram o Manchester United. O clube inglês pertence aos irmãos norte-americanos Joel e Avram Glazer. Certamente ele estava tentando referir-se ao Newcastle, comprado pelo príncipe Mohammed bin Salman, da Arábia Saudita;

2)- Os árabes também não compraram Cristiano Ronaldo. O dinheiro da contratação de CR7 pelo United saiu da conta desses mesmos empresários, que são donos de uma fortuna de US$ 4,7 bilhões, segundo a revista Forbes;

3)- Com que autoridade o ministro convidou (ou convidaria) os árabes para serem sócios do Flamengo? A diretoria do clube carioca deu aval para essa abordagem? Algum tempo atrás, Guedes sugeriu o nome do presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, para ocupar algum cargo na área de óleo e gás do Ministério das Minas e Energia. Ele parece ter uma obsessão pelo Flamengo;

4)- Quando alguém sugeriu o nome do Vasco aos eventuais investidores árabes, o ministro destruiu qualquer possibilidade de negócio com a advertência: “olha, vai perder dinheiro”. Como se o Vasco já não tivesse tantos problemas em sua administração…

5)- Ainda segundo o relato de Guedes, tinha um outro palmeirense, que falou para comprar o Palmeiras. Com a palavra a dona Leila Pereira, futura presidente do clube: o Palmeiras está à venda?

E por falar em clube-empresa…

Aprovada recentemente pelo Congresso Nacional, a lei que cria a figura da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) ainda não foi colocada em prática por nossos clubes. Pela lei, essas instituições esportivas poderão emitir títulos para o mercado, o que permitirá a eles receber investimentos e aportes financeiros.

O advogado Fred Zürcher, especialista em Direito Desportivo do escritório Zürcher Advogados, pontua que a lei exige uma profissionalização por parte dos clubes. “É preciso uma organização, uma vontade de profissionalizar todos os aspectos, especialmente o departamento de futebol”.

O especialista alerta, ainda, que mesmo com a promulgação da lei, não é possível mensurar quantos clubes irão aderir a essa modalidade pois, embora essa seja a forma de organização mais utilizada em boa parte do mundo, no Brasil a possibilidade de um grande número de clubes falir ao fazer essa transição é grande.

Por isso, Fred  Zürcher acredita que clubes que tenham dívidas tidas como “impagáveis” dificilmente irão aderir ao clube-empresa pois, permanecendo no modelo atual, de associação, não podem falir, perpetuando sua situação financeira indefinidamente. 

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?