Apesar do 0 x 0, o Flamengo engoliu o Corinthians
A primeira batalha da decisão da Copa do Brasil terminou sem gols, mas não faltou emoção na NeoQuímica Arena
atualizado
Compartilhar notícia
Ficou clara a superioridade do Flamengo sobre o Corinthians no primeiro jogo decisivo da Copa do Brasil. Apesar de jogar como mandante, com o apoio de mais de 46 mil pessoas, o Timão foi engolido em sua própria casa. Até a Fiel Torcida ficou meio emudecida, algo incomum na NeoQuímica Arena.
Dorival falou antes do jogo que esperava o Corinthians pressionando, mas o que se viu no primeiro tempo foi exatamente o contrário. Foram três oportunidades, contra uma do Timão. Era evidente que o time carioca tinha mais repertório quando partia da defesa para o ataque, e isso pode ser medido pela posse de bola: 60% x 40% para os cariocas.
No segundo tempo, continuou do mesmo jeito. Com 20 minutos, o Flamengo tinha criado duas chances. Numa delas, Cássio fez defesa milagrosa em finalização de Gabigol. E teve uma bomba na trave, em chute de David Luiz.
Mas o 0 x 0 prevaleceu no confronto entre esses dois gigantes que têm história na Copa do Brasil. O Corinthians foi campeão em 1995, 2002 e 2009; e o Flamengo, ganhou em 1990, 2006 e 2013. Mas é a primeira vez que eles se enfrentam na final do torneio.
Este ano, para chegar à final, quero crer que o caminho do Corinthians foi mais fácil do que o do Flamengo. Pegou, nesta ordem, Portuguesa-RJ, Santos, Atlético-GO e Fluminense; enquanto o Rubro-negro enfrentou Altos-PI, Atlético-MG, Athletico-PR e São Paulo. Ambos entraram na terceira fase.
Aos 41 minutos, houve uma falha na iluminação e o jogo ficou parado por um tempo. Depois que voltou, não deu tempo para mais nada. Daqui a uma semana, tem o segundo jogo. Apesar dessa aparente superioridade do Flamengo, penso que a disputa está totalmente aberta e não arriscaria palpites.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.