100 jogos depois dos 7 x 1, não vamos nos iludir com os números
Como era de se esperar, uma goleada sobre a Coreia do Sul que não serve para avaliar o real potencial da equipe de Tite
atualizado
Compartilhar notícia
Antes de mais nada, é preciso dizer que deu uma certa inveja de ver a Argentina massacrar a Itália na chamada “Finalíssima”. Era um jogo que valia alguma coisa e contra um adversário europeu.
Já a Seleção Brasileira entrou em campo para esse amistoso em Seul, com alguns jogadores meio sonolentos, e com Neymar cheio de cuidados e proteções no pé lesionado num treinamento. Ainda bem que o adversário era fraco e pudemos ampliar a nossa estatística de bons resultados sob o comando de Tite.
Foi o 100º jogo desde o fatídico 8 de julho de 2014, quando levamos de 7 x 1 para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo. De lá pra cá, os números foram estes:
– 100 jogos
– 72 vitórias
– 19 empates
– 9 derrotas
– 208 gols marcados
– 46 gols sofridos
– 62 jogos sem sofrer gol (63% dos jogos)
– Máximo de apenas 2 gols sofridos em 6 jogos dos 99
Nesta vitória sobre a Coréia, o número mais importante a se destacar talvez seja a marca de 73 gols alcançada por Neymar com a camisa da Seleção. Está se aproximando do Rei Pelé, recordista com 77.
Ressalte-se ainda a atuação do lateral-esquerdo Alex Sandro, o melhor em campo. Sofreu os dois pênaltis convertidos por Neymar e ainda foi o responsável pela jogada do primeiro gol, de Richarlisson.
Vamos combinar que são números impressionantes – ao longo desses oito anos, desde a vergonha dos 7 x 1 – não fosse o fato de termos amargados pelo menos duas derrotas bastante sofridas e incômodas: para a Bélgica (8/7/18), na Copa de 2018; e para a Argentina (10/7/18), na final da Copa América.
Esta última para os hermanos, por exemplo, se não tivesse acontecido teria nos dado o direito jogar agora contra a Itália, e não contra a Coreia do Sul.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.