metropoles.com

PF apreendeu R$ 13,7 milhões e 147 armas em operações do 8/1

Operação Lesa Pátria mirou executores, financiadores, autoridades omissas e autores intelectuais dos ataques nos últimos dois anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
imagem colorida dos atos antidemocráticos - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida dos atos antidemocráticos - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Polícia Federal apreendeu R$ 13,7 milhões em bens e valores com alvos das 29 fases da operação Lesa Pátria, criada para investigar os ataques contra os prédios dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2022.

Iniciada dias após os ataques, a Lesa Pátria é uma operação permanente que mira quatro frentes de investigação. Uma apura quem foram os financiadores, outra mira as autoridades omissas.

A terceira linha de apuração foca nos vândalos, responsáveis pelas depredações. A última busca os autores intelectuais dos ataques.

Para identificar os integrantes de cada grupo, a PF realizou 29 fases da operação para cumprir 131 mandados de prisão preventiva e outros 398 de busca e apreensão. Nas diligências, 147 armas foram apreendidas.

Ao todo, foram abertos 3.617 procedimentos investigatórios nos quais foram produzidos mais de 2 mil laudos periciais.

A primeira das 29 fases da Lesa Pátria foi ainda em 20 de janeiro de 2023, quando a PF cumpriu oito mandados de prisão. Um dos alvos à época pulou do segundo andar pela janela quando os policiais bateram em sua residência.

Dias depois, em 23 de janeiro, a PF prendeu o homem responsável por quebrar o relógio de dom João no Palácio do Planalto.

Ainda em janeiro, no dia 27, foi a vez de Maria de Fátima Jacinto Souza, conhecida como Fátima de Tubarão, ser alvo da PF.

No mês seguinte, a PF realizou outras operações. Em uma delas, prendeu policiais militares do Distrito Federal suspeitos de omissão no dia dos ataques.

Em março, ao cumprir 32 mandados de prisão e 46 de busca, a PF prendeu uma mulher identificada como Débora Santos, flagrada no 8 de janeiro pichando a estátua da Justiça em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em setembro de 2023, a Lesa Pátria avançou sobre financiadores de ônibus que transportaram os golpistas até Brasília.

Já em junho de 2024, a PF fez buscas contra suspeitos de financiar os atos e por atuarem em bloqueios de estradas após as eleições de 2022.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?