metropoles.com

Zé de Abreu reage após Cássia Kis virar ré por homofobia: “Satisfeito”

Ator Zé de Abreu, pai de uma mulher trans, também integra a queixa-crime que resultou na ação movida pelo Ministério Público

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
O ator José de Abreu e a atriz Cássia Kis
1 de 1 O ator José de Abreu e a atriz Cássia Kis - Foto: Divulgação

O ator Zé de Abreu afirmou que ficou “muito satisfeito” depois que o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) tornou a atriz Cássia Kis ré por homofobia. A ex-atriz da Globo fez uma série de comentários preconceituosos contra pessoas transexuais em 2022 em uma entrevista a Leda Nagle, o que motivou a ação da qual o ator também faz parte.

O TRF-2 acatou um pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2022. A queixa-crime foi movida pelo coletivo Antra (Articulação Nacional dos Transgêneros) e pelo ator José de Abreu, pai de uma mulher trans de 23 anos.

Em entrevista exclusiva à coluna Fábia Oliveira, Zé de Abreu afirmou que se sentiu extremamente ofendido com as declarações de Cássia Kis e confia no trabalho da Justiça. “Eu me senti extremamente ofendido. Acho que está na mão da justiça, vou confiar que a justiça haja como achar mais conveniente”, declarou o artista.

Ele reforçou, ainda, que as declarações da ex-atriz da Globo reforçam o preconceito e o ódio contra pessoas transexuais. “Fico muito satisfeito [com o resultado]. O Brasil é o país que mais mata trans no mundo, ela estava fazendo uma novela das 21h da Globo, falar isso abertamente tem um peso enorme”, apontou o ator.

“Na mesma hora, eu pensei que isso iria aumentar o preconceito contra as pessoas trans. Ela tinha uma força absurda naquele momento, foi um escândalo. Obviamente isso promove a transfobia, a homofobia. Não é uma opção sexual, a Cássia demonstrou uma ignorância absurda, ela não conhece nada de sexualidade. Ninguém decide virar trans do dia pra noite”, afirmou Zé de Abreu.

6 imagens
José de Abreu
Ele é Tertúlio em Mar do Sertão
Cássia Kis deu uma entrevista à jornalista Leda Nagle em 2022
Cássia Kis em protesto bolsonarista no Rio de Janeiro
1 de 6

O ator José de Abreu e a atriz Cássia Kis

Divulgação
2 de 6

José de Abreu

Divulgação
3 de 6

Ele é Tertúlio em Mar do Sertão

Reprodução
4 de 6

Cássia Kis deu uma entrevista à jornalista Leda Nagle em 2022

Divulgação
5 de 6

Reprodução
6 de 6

Cássia Kis em protesto bolsonarista no Rio de Janeiro

Reprodução

Declarações são de 2022

As polêmicas começaram em outubro de 2022, quando Cássia Kis deu uma entrevista à jornalista Leda Nagle. Na ocasião, ela deu declarações homofóbicas. Na época, a artista estava no ar como a vilã Cidália da novela Travessia, da Globo. Ela afirmou que relações homoafetivas estão “destruindo a família”.

“Não existe mais o homem e a mulher, mas mulher com mulher e homem com homem. Essa ideologia de gênero que já está nas escolas. Eu recebo as imagens inacreditáveis de crianças de 6, 7 anos se beijando, onde há inclusive um espaço chamado ‘beijódromo’ ou algo assim”, afirmou Cássia Kis, sem apresentar nenhuma prova.

“O que está por trás disso? Destruir a família, sem dúvida nenhuma. E não só. Destruir a vida humana, na verdade, porque que eu saiba homem com homem não dá filho, mulher com mulher também não dá filho. Como a gente vai fazer?”, questionou a famosa.

De acordo com documentos oficiais, a ação pode fazer com que a atriz precise pagar uma multa de até R$ 1 milhão. A coluna procurou Cássia Kis para comentar o processo e as falas de José de Abreu, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?